PUBLICIDADE

Tempestade Carlos se forma no sul do México

12 jun 2015 - 01h00
Compartilhar
Exibir comentários

A tempestade tropical Carlos, que se formou no oceano Pacífico perto da costa sul do México, provocará chuvas fortes nas regiões de Oaxaca e Guerrero, e pode se converter em furacão no sábado, informou nesta quinta-feira o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).

Carlos encontra-se 300 km ao sul do balneário turístico de Acapulco e registra ventos firmes de 85 km/h e rajadas de até 100 km/h, informou o SMN em seu último relatório.

As autoridades mexicanas determinaram a suspensão das aulas nesta sexta-feira, deixando mais de 300 mil alunos em casa na região de Acapulco (Guerrero).

O fenômeno avança a uma velocidade de 4 km/h em direção norte-noroeste.

O Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos prevê que Carlos provocará fortes chuvas sobre a costa de Oaxaca e Guerrero e uma elevação das ondas nos próximos dois dias, especialmente no sábado, quando deve atingir a força de furacão.

No entanto, não está previsto que o centro do fenômeno atinja a costa.

A temporada de furacões no México começou no fim de maio com Andrés, que chegou a ter a força de furacão categoria quatro, embora sempre tenha ficado afastado da costa mexicana, seguido por Blanca, que também não tocou terra ou provocou danos.

Em setembro de 2013 Guerrero sofreu simultaneamente com os furacões Ingrid (no Golfo do México) e Manuel (na costa do Pacífico), que deixaram 157 mortos e ao menos 1,7 milhão de afetados.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade