PUBLICIDADE

Nasa capta imagens do furacão Patricia chegando ao México

23 out 2015 - 15h23
(atualizado às 19h49)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: UW/CIMSS/William Straka III

O satélite Terra da Nasa captou imagens do furacão Patricia nesta sexta-feira sobre o México, local que deve atingir nas próximas horas. O instrumento VIIRS, que voa a bordo Suomi NPP, olhou para o fenômeno em luz infravermelha.

Outra das imagens do Patricia foi tomada a partir do satélite NOAA GOES-Oeste, enquanto se dirige para a terra firme ao longo da costa ocidental do México. O furacão entrará no México pelo estado de Jalisco e atravessará as duas cordilheiras do país com "altas probabilidades" de chegar ao Golfo do México e também aos Estados Unidos, segundo informações do diretor da Comissão Nacional de Água do México (Conagua), Roberto Ramírez.

Em entrevista coletiva para dar detalhes da evolução do furacão, Ramírez declarou que está previsto que o sistema, que atualmente se desloca a 17 km/h, acelere ao atravessar os estados de Jalisco, Nayari, Zacatecas e Coahuila.

Foto: NASA’s Goddard MODIS Rapid Response Team

Segundo as previsões, o furacão "atravessará todo o território mexicano e inclusive há altas probabilidades" de que ingresse ao norte do Golfo do México e entre nos Estados Unidos após "uma pequena intensificação", afirmou.

"Isto não significa que o furacão percorra o território mexicano em categoria 5", a máxima na escala Saffir-Simpson, esclareceu Ramírez, que acrescentou que o mais provável é que Patricia enfraqueça para o nível 2 e "muito provavelmente" se transforme em tempestade ou depressão tropical.

Foto: NASA/NOAA GOES Project

Com informações da EFE

Fonte: Terra
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade