PUBLICIDADE

Mudança climática ameaça avanços na Saúde

22 jun 2015 - 23h39
Compartilhar
Exibir comentários

A mudança climática poderá aniquilar os avanços médicos dos últimos 50 anos, com acontecimentos climáticos extremos, como ondas de calor, tempestades, inundações, ou secas - advertiu um comitê de especialistas nesta terça-feira.

De acordo com o professor Hugh Montgomery, da University College de Londres e copresidente da comissão criada pela revista médica britânica The Lancet, "a mudança climática é uma emergência médica".

Segundo essa comissão, o controle das emissões de carbono pode beneficiar a saúde, já que a poluição do ar favorece diversas patologias respiratórias e cardiovasculares.

Os trabalhos da comissão coincidem com as negociações internacionais de olho em um acordo no final do ano em Paris.

"A consequência das mudanças climáticas para uma população mundial de 9 bilhões de habitantes ameaça minar os avanços realizados há meio século no desenvolvimento e na saúde global", insistem os especialistas.

Entre os efeitos indiretos para a saúde, os pesquisadores citam a poluição urbana, os problemas de segurança alimentar e o desenvolvimento de doenças transmitidas por mosquitos que se propagam para as zonas mais quentes, devido ao aquecimento do planeta.

A crise exige "uma resposta urgente, utilizando as tecnologias disponíveis atualmente", alerta o professor Montgomery, que denuncia a lentidão do processo de negociações sobre o clima.

Em um ano, esta é a terceira advertência de especialistas sobre o clima.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade