PUBLICIDADE

Chilenos descrevem a aventura de criar um filho na Antártida

Fernando Frott e Carolina Cabezas não pensaram duas vezes em aceitar a proposta de viver na Antártica com seu filho de poucos meses, Fernandito

13 ago 2013 - 13h44
(atualizado às 13h55)
Compartilhar
Exibir comentários
Fernandito mora na Antártida desde que tinha poucos meses de vida
Fernandito mora na Antártida desde que tinha poucos meses de vida
Foto: BBC News Brasil

Fundada em 1984, Villa Las Estrellas é um vilarejo na Ilha Rei Jorge, na Antártida, situada a 1.500 quilômetros de Punta Arenas, no Chile. Sessenta e quatro pessoas vivem lá, entre eles militares da base chilena Presidente Eduardo Frei, familiares destes, além de alguns cientistas e professores. Villa las Estrellas é um dos únicos locais habitados do continente gelado.

Este pode não parecer ser o lugar mais adequado do mundo para se criar um bebê. Mas há um ano o piloto da Força Aérea do Chile, Fernando Fontt, e sua esposa, Carolina Cabezas, escolheram a Antártida para viver com o filho, Fernandito, que na época tinha poucos meses de vida.

Isolados durante o inverno por um mar de gelo, o único contato com a civilização é feito através da internet e da TV. Homens, mulheres e crianças suportam meses de dias escuros, com a temperatura chegando a -35°C.

Os homens não podem deixar o local por um período de dois anos, mas as mulheres e as crianças podem viajar no verão, quando voos para o continente ocorrem com mais frequência.

Logística difícil

"Desde que nos casamos, há seis anos, queria ir para a Antártida e ter uma aventura familiar. Para nós é muito interessante estar aqui", conta Fernando. "Aqui eu tenho muito mais tempo para ficar com Fernandito".

Na mudança, Fernando e Carolina precisaram levar 1.500 fraldas para Fernandito
Na mudança, Fernando e Carolina precisaram levar 1.500 fraldas para Fernandito
Foto: BBC News Brasil

A logística não é nada fácil. Eles explicam que, ao se mudar para a Antártida, o casal precisou levar 2,5 mil fraldas, mais de 400 lenços umedecidos e "caixas e mais caixas" de brinquedos para dar a Fernandito à medida que ele crescia. Uma vez em Villa Las Estrellas, eles aprenderam a enfrentar muitas limitações e a viver com o essencial. "Aqui você precisa racionar a comida. Vivemos como formigas", diz Carolina.

Para uma profissional como Carolina, que é professora de comunicação, permanecer a maior parte do tempo dentro de casa, enquanto Fernando trabalha como piloto de helicóptero, pode ser particularmente difícil. Felizmente, as novas tecnologias permitem que Carolina não só mantenha contato com o mundo, através do Facebook, por exemplo, mas possa também investir na sua carreira desde a Antártida. Hoje ela participa de um curso online para escrever livros infantis, e escreve livros de histórias sobre o continente.

Mudança positiva

O tédio é um dos fantasmas mais temidos pelos habitantes de lugares remotos como a Antártida. A falta de luz nos meses de inverno pode provocar depressão e irritabilidade, o que pode levar a conflitos na comunidade. Mas festas e visitas às outras bases presentes na ilha, como as da Coreia do Sul, da China, do Brasil e da Rússia, ajudam a quebrar a rotina. "É sempre uma desculpa para socializar e, acima de tudo, para experimentar uma comida diferente", diz Carolina.

Apesar de todas as limitações e do confinamento no inverno, ambos afirmam que a Antártida é exatamente o que eles precisavam. "Nós temos tudo aqui, não precisamos de nada", diz Fernando. "Nosso modo de vida mudou de uma forma muito positiva, é uma lição para aprender que as coisas que você considera necessárias são, na verdade, secundárias", conclui Carolina.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/ciencia/infograficos/estacao-antartica/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/ciencia/infograficos/estacao-antartica/iframe.htm">veja o infográfico</a>
BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade