PUBLICIDADE

Cachorros beagle ajudam na detecção prematura de câncer

23 jan 2017 - 16h47
(atualizado às 17h36)
Compartilhar
Exibir comentários

Um grupo de cachorros da raça beagle treinados no Canadá ajudaram na detecção prematura do câncer em vários bombeiros do Texas, informaram nesta segunda-feira fontes da organização que cuida dos cães.

"Começamos a treinar cinco cachorros para detectar câncer pelo olfato em 2010 e, no ano seguinte, passamos à fase experimental com os testes de detecção, que ainda está em curso", disse o presidente da CancerDogs, Glenn Ferguson.

A maioria dos cânceres descobertos pelos cachorros foram câncer de pele.
A maioria dos cânceres descobertos pelos cachorros foram câncer de pele.
Foto: iStock

Antes do envio das equipes de detecção do Canadá, os bombeiros respiram durante dez minutos com uma máscara cirúrgica especial, que fica impregnada com seu hálito.

Posteriormente, quatro cães farejam cada uma das mostras e, caso dois ou mais detectem a doença, as máscaras em questão são testadas novamente.

Se o resultado for confirmado neste segundo teste, a pessoa afetada deve enviar outra mostra e, se o resultado for positivo outra vez, o centro recomenda ao possível doente que visite um médico especialista.

"Além de serem testes muito competitivos em matéria de preço, achamos que é uma iniciativa que pode ajudar a salvar muitas vidas e por isso apostamos neles", afirma o bombeiro Kevin Fellers, do corpo de bombeiros de Fort Worth.

O departamento da cidade do norte do Texas pediu 450 equipes de detecção para seus bombeiros e familiares que quisessem se submeter aos testes, e em dez pessoas foi detectado câncer em estado prematuro.

A maioria dos cânceres descobertos pelos cachorros foram câncer de pele.

"Os bombeiros têm taxas de câncer mais elevadas que a população geral, já que se expõem diariamente a produtos químicos por causa das chamas e da fumaça dos incêndios", acrescentou Ferguson.

O presidente da CancerDogs também destacou a atitude proativa dos corpos de bombeiros, que tentam proteger seus membros de possíveis doenças graves.

Além de Fort Worth, outros 30 corpos de bombeiros participaram do projeto, como Dallas, Denton, Arlington e San Marcos, enquanto os bombeiros de San Antonio atualmente esperam os resultados de seus testes.

Embora o Texas seja o estado onde o programa está tendo melhor adesão, a prática já foi utilizada também nos estados da Geórgia, Illinois, Massachusetts e Califórnia, enquanto Wisconsin e Colorado aguardam a aprovação de outros projetos.

Veja também

Lacrou! Cachorro protagoniza incrível 'desafio do manequim':
EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade