PUBLICIDADE

Barbie: cientista brasileira que sequenciou coronavírus ganha boneca de homenagem

Fabricante de bonecas também anunciou lançamento de brinquedos inspirados em outras cinco heroínas do combate à covid-19, incluindo uma das criadoras da vacina de Oxford/AstraZeneca

4 ago 2021 - 12h20
(atualizado às 19h39)
Compartilhar
Exibir comentários

A Mattel anunciou nesta quarta-feira, 4, o lançamento de seis bonecas Barbie em homenagem a mulheres que desenvolvem papel importante no combate à covid-19, chamadas de "heroínas" pela marca. Uma das novas versões do brinquedo é inspirada na pesquisadora brasileira Jaqueline Goes de Jesus, que participou do primeiro sequenciamento do coronavírus no Brasil.

Como o Estadão noticiou na época, a análise do genoma do vírus da covid-19 foi feita no Brasil primeiramente por uma equipe liderada por pesquisadoras, e em apenas 48 horas. Jaqueline é biomédica, baiana e tem 31 anos.

"Ganhamos visibilidade como cientistas e isso ajuda a inspirar outras mulheres. A maior parte dos comentários foi porque as mulheres estavam querendo incentivar outras mulheres na ciência. Elas se sentiram representadas, viram que têm em quem se inspirar", comentou a pesquisadora ao Estadão em 2020.

Atualmente vivendo em Londres para estudar, ela compartilha, no Instagram, a vida fora do Brasil. Somente nesta rede, o número de seguidores passou de 160 mil. Ela costuma usar o espaço de visibilidade que ganhou para divulgar vídeos educativos sobre o coronavírus e informações acerca de vacinas. Também sobra tempo para dividir com o público o 'look' do dia e as viagens que faz pelo continente europeu.

Outra homenageada é a cientista britânica Sarah Gilbert, uma das criadoras da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford com a AstraZeneca. Ela disse ter estranhado a homenagem, mas espera que ajude a inspirar uma nova geração de jovens a trabalhar na ciência, na tecnologia, na engenharia e na matemática.

"Espero que as crianças que conheceram à minha Barbie se deem conta do quão vital são as carreiras científicas para ajudar o mundo que nos rodeia", declarou, de acordo com a agência internacional.

As demais homenageadas são a cuidadora norte-americana Amy O'Sullivan, enfermeira de urgências do Hospital Wycoff, de Nova York, a médica Audrey Cruz, de Las Vegas, a médica canadense Chika Stacy Oriuwa e a médica australiana Kirby White, uma das criadoras de uma roupa reutilizável para as equipes de saúde./COM INFORMAÇÕES DA AFP

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade