PUBLICIDADE

Mergulhadora 'encanta' tubarão e tira anzol de dentro da boca do peixe

Italiana usa técnica especial que deixa predador em estado de transe durante 15 minutos

24 ago 2013 - 13h15
(atualizado às 16h25)
Compartilhar
Exibir comentários
Com diversos tubarões ao seu redor nas Bahamas, a italiana Cristina Zenato chegou destemidamente à boca do predador e puxou o anzol
Com diversos tubarões ao seu redor nas Bahamas, a italiana Cristina Zenato chegou destemidamente à boca do predador e puxou o anzol
Foto: Reprodução

Uma renomada mergulhadora, conhecida como "encantadora de tubarões", foi filmada colocando a mão dentro da boca de um tubarão para remover um anzol de pesca, trancado na garganta do peixe. Com diversos tubarões ao seu redor nas Bahamas, a italiana Cristina Zenato chegou destemidamente à boca do predador e puxou o anzol. O peixe feroz pareceu totalmente à vontade com ela e, mesmo quando foi atingido na garganta, não tentou mordê-la.

A mergulhadora estava vestida com uma roupa especial que a protegia dos ataques. Para colocar o animal em um estado de transe, ela usou uma técnica pouco conhecida de esfregar as Ampolas de Lorenzini - nome dado às centenas de poros em torno do nariz e da boca da criatura. Isso faz com que ele entre em imobilidade tônica, ficando em um estado natural de paralisia por até 15 minutos.

Os poros agem como electroreceptors para detectar presas em movimento no campo eletromagnético ao redor do tubarão, mas por algum motivo, esfregando-os, o transformam em um bebê dormindo. A mergulhadora usa a habilidade para colocar os peixes em um estado sonolento para educar outros mergulhadores, remover parasitas e até mesmo -tirar anzóis presos em suas bocas.

Cristina Zenato tem trabalhado com tubarões por quase 20 anos e seus talentos notáveis fizeram ela ser procurada por cineastas e produtoras de TV, incluindo a BBC, o Discovery, Nat Geo, ABC e a Science and Nature.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade