Dinossauro é batizado de "Sem Medo de Nada" na Argentina

O Titanossauro pode ser o mais pesado animal de que se tem conhecimento

4 set 2014 - 18h13

Pesquisadores que estudam os restos mortais de um enorme dinossauro - uma criatura maior que 7 elefantes - foi batizado com um nome sugestivo: Dreadnoughtus, ou "Fearing Nothing" (Sem medo de nada, em tradução livre), de acordo com o Mashable.

Os cientistas esperam que os ossos do animal, que tem um rabo de 8 metros, mede 25 e pesa cerca de 65 toneladas, ajude-os a revelar os segredos dos maiores animais que já habitaram a Terra.

Kenneth Lacovara, da Universidade de Drexel na Filadélfia, que achou espécie no sul da Patagônia argentina em 2005, disse que não pode afirmar que este é o maior dinossauro do mundo porque os restos de animais que poderiam ter um tamanho semelhante estão muito fragmentados, o que não permite uma comparação direta e eficaz.

Contudo, este é o animal mais pesado que já pôde ser calculado por meio de uma técnica que analiza os ossos dos membros superiores. De acordo com o método, os ossos do animal indicam que ele ainda estava crescendo quando morreu.

Uma enchente exterminou os Dreadnoughts mais de 80 milhões de anos atrás, espalhando seus restos em sedimentos que foram absorvidos pelos dinossauros.

Foto: CARNEGIE MUSEUM OF NATURAL HISTORY, MARK A. KLINGLER / AP

Foto: Carnegie Museum of Natural History, Mark A. Klingler/Associated Press

Lacovara e os colegas descreveram o animal herbívoro em um estudo publicado nesta quinta-feira pela revista científica Scientific Reports. Segundo eles, os ossos do animal remontam há aproximadamente 75 ou 77 milhões de anos.

A criatura ganhou atenção da mídia mundial em 2009, quando seus restos chegaram à Filadélfia. Desde então, os cientistas criaram uma reconstrução computadorizada em 3D dos ossos do animal, e fizeram modelos em miniatura de partes do seu esqueleto para investigar como o animal se movia.

Os osso do Dreadnoughtus, que pertence aos Titanossauros - um grupo do qual ainda se tem pouca informação -  retornarão para a Argentina em 2015, onde serão mantidos permanentemente em um museu, de acordo com os pesquisadores.

Embora o crânio completo não tenha sido encontrado, os restos revelam mais de 70% do restante do esqueleto. As informações sobre a anatomia do titanossauro deve ajudar os cientistas a desvendar as variações entre os animais desta espécie e o tipo de característica anatômica necessária para permitir tamanho crescimento.

Em maio deste ano, outros cientistas anunciaram a descoberta de outro enorme dinossauro na Patagônia. Seus ossos seriam, inclusive, comparáveis aos do Dreadnoughtus. Eles esperam agora determinar se os dois animais estão relacionados ou se eles cresceram de forma independente.

Paul Upchurch, da University College London, considera que o último dinossauro anunciado e outra espécie, a Argentinosaurus, são maiores que o Dreadnoughtus, mas que o "Sem Medo de Nada" é valioso pela combinação de seu tamanho e pela perfeição de seu esqueleto.

Fonte: Terra