10 jan 2017 - 17h09

Pesquisadores de um projeto de conservação na Costa do Marfim conseguiram flagrar chimpanzés das florestas locais fazendo e usando ferramentas especialmente para beber água.

Cientistas registram imagens inéditas de chimpanzés produzindo e usando ferramentas para beber água:

O Comoe Chimpanzee Conservation Project instalou câmeras automáticas que revelaram como esses animais adaptam os pedaços mais finos de galhos de árvores.

Foto: BBC Brasil

Eles mastigam a ponta desses materiais, transformando-os em uma espécie de pincel que consegue absorver líquidos.

Os pesquisadores examinaram essas ferramentas e concluíram que elas foram criadas especificamente para que os animais conseguissem obter água.

As descobertas foram divulgadas na revista especializada American Journal of Primatology.

Vantagem na seca

O pesquisador que liderou o estudo para o Comoe Chimpanzee Conservation Project, Juan Lapuente, explicou que outras populações de chimpanzés na África já usam uma técnica semelhante para coletar mel de colmeias de abelhas.

"Mas o uso dessas varas com o que é parecido com um pincel na ponta para coletar água é completamente novo e nunca tinha sido descrito antes", contou à BBC.

"Esses chimpanzés usam esses galhos com ponta de pincel especialmente longos, que eles fazem especificamente para água - muito mais longos do que aqueles usados para (coletar) mel", acrescentou.

Os pesquisadores testaram a absorção das varas de beber e concluíram que as ferramentas davam vantagem aos animais.

"Quanto mais longo o galho, mais água eles coletam", disse Lapuente.

"Isso permite que os chimpanzés do Parque Nacional de Comoe consigam água de buracos extremamente estreitos e fundos nas árvores. Apenas eles, e nenhum outro animal, conseguem explorar isso, o que dá a eles uma vantagem de adaptação incrível para sobreviver nesse ambiente seco e imprevisível."

Isso sugere que essa população de chimpanzés em particular tem o que os pesquisadores chamam de "uma cultura de bebida", um costume compartilhado por esse grupo de fabricar ferramentas para ajudá-los durante a seca.

Os animais pertencem à subespécie de chimpanzés comum na África Ocidental, que está ameaçada de extinção.

Imagens: Juan Lapuente, Comoe Chimpanzee Conservation Project / Reportagem: Victoria Gill, BBC News