PUBLICIDADE

Análise: há algo por trás de muros do túmulo de Tutancâmon

28 nov 2015 - 10h14
(atualizado às 11h24)
Compartilhar
Exibir comentários
Máscara mortuária de Tutancâmon
Máscara mortuária de Tutancâmon
Foto: Reprodução

As primeiras análises no túmulo do faraó Tutancâmon em Luxor indicam a existência de "algo" que "poderia ser uma câmara vazia", informou neste sábado a Agência Efe o chefe do Departamento de Antiguidades do Egito, Mahmoud Afifi.

"Até agora o resultado principal é que há algo, embora ainda seja desconhecido, por trás da parte leste do muro norte do túmulo", disse Afifi em uma conversa por telefone.

O chefe de antiguidades detalhou que em um estudo anterior no túmulo dos filhos de Ramsés, o scanner mostrou um resultado muito similar ao obtido na tumba do conhecido como "faraó menino", e posteriormente se descobriram câmaras ocultas por trás de seu muro.

No entanto, não quis aventurar-se ao advertir que para obter conclusões confiáveis e definitivas "é preciso esperar" a análise dos dados, que, segundo o especialista, serão estudados no Japão.

As autoridades egípcias começaram uma série de análises com scanner e infravermelhos para tentar detectar se há alguma câmara oculta atrás das paredes do sepulcro de Tutancâmon, como suspeita o arqueólogo britânico Nicholas Reeves.

Este especialista tinha observado pequenas rachaduras nos muros do sepulcro, que corresponderiam a uma porta selada.

Restauração da máscara de Tutancâmon pode revelar mais segredos:
EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade