PUBLICIDADE

Alemanha pede que EUA não abandonem Acordo de Paris sobre mudança climática

9 mai 2017 - 13h00
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro de Relações Exteriores da Alemanha, Sigmar Gabriel, pediu nesta terça-feira ao secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson, que defenda em Washington a manutenção do país no Acordo de Paris contra a mudança climática.

Os dois conversaram por telefone hoje. Segundo o Ministério de Relações Exteriores da Alemanha, Gabriel ressaltou o "importante papel" dos EUA para a implementação das ações destinadas a lutar contra o aquecimento global.

O pedido ocorre enquanto o governo do presidente dos EUA, Donald Trump, decide se abandona o acordo. A saída americana representaria um importante revés para os esforços multilaterais sobre o tema.

A administração Trump adiou uma importante reunião prevista para hoje. No encontro, seria discutido se o país deve ou não se retirar do Acordo de Paris. No entanto, o presidente republicano prometeu resolver o assunto até o fim deste mês.

Desde ontem, a cidade de Bonn, no oeste da Alemanha, recebe uma reunião de caráter técnico com representantes de todos os países assinantes do Acordo de Paris para preparar a próxima Conferência do Clima, também em Bonn, em novembro.

O encontro está avançando, apesar da indecisão de Washington.

A secretária-executiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática (UNFCCC), Patricia Espinosa, disse que a reunião é uma oportunidade para que os países mostrem avanços na implementação dos planos nacionais para acordar os objetivos estabelecidos na convenção de Paris.

Além disso, serão abordadas também questões de intercâmbio tecnológico e financeiras, como o orçamento da UNFCCC para 2018/19.

Dentro do Acordo de Paris assinado em 2015, os EUA se comprometeu a reduzir até 2025 as emissões de efeito estufa entre 26% e 28% em relação aos níveis de 2005.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade