PUBLICIDADE

1ª marcha feminina no espaço faz meninas "sonharem alto"

Pela primeira fez na história, duas mulheres "caminharam" no espaço para fazer reparo na Estação Espacial Internacional (ISS)

19 out 2019 - 06h11
(atualizado às 09h33)
Compartilhar
Exibir comentários

Notícias sobre conquistas de mulheres no espaço chegam como um incentivo para meninas que sonham em atuar em áreas tradicionalmente ocupadas por homens.

Há dois anos, a estudante Sofia Reis, de 14, participou de uma competição estudantil e seu grupo teve um projeto selecionado pela agência espacial americana (Nasa) para ser enviado à Estação Espacial Internacional (ISS). Na época, Sofia estranhou a predominância de meninos nos grupos.

Christina Koch (esquerda) e Jessica Meir posam para foto oficial da Nasa.
Christina Koch (esquerda) e Jessica Meir posam para foto oficial da Nasa.
Foto: Josh Valcarcel / NASA / Johnson Space Center / Reuters

Na sexta-feira, 18, ao ver as astronautas em caminhada pelo espaço sideral, ela diz ter se sentido representada. "Senti que eu posso fazer o que quiser", disse Sofia, aluna do Colégio Dante Alighieri, em São Paulo. Ela pretende ser designer gráfico para "transmitir a ciência de forma mais acessível e divertida para todos".

"Adorei fazer os cálculos sobre a velocidade dos foguetes, calcular a trajetória do satélite", lembra Laura D'Amaro, de 14 anos, do mesmo grupo de Sofia na competição da Nasa. Antes de começar o projeto, Laura pretendia cursar Direito - nem sabia que tinha interesse pela Ciência. "Fiquei fascinada em pensar que posso trabalhar com isso. Então, mudei de ideia e agora estudo para ser engenheira aeroespacial."

Mulheres fazem história

Por 7h17 da sexta-feira, duas astronautas deixaram a ISS e "caminharam" em pleno espaço sideral para consertar um equipamento com defeito. Embora seja uma operação comum na Estação Espacial, foi a primeira vez na história que a dupla era formada só por mulheres.

"Foi uma grande honra, um símbolo da exploração para todos aqueles que ousam sonhar e trabalham duro para realizar seu sonho", disse Jessica Meir, de 42 anos, uma das astronautas. O conserto foi feito ao lado da engenheira eletricista Christina Koch, a segunda mulher. Elas estão a cerca de 410 quilômetros da superfície da Terra.

Em 1963, a cosmonauta Valentina Tereshkova, da União Soviética, foi a primeira mulher no espaço, seguida de sua conterrânea Svetlana Savitskaya, em 1982. No ano seguinte, Sally Ride se tornou a primeira americana no espaço. O programa Ártemis, da Nasa, tem o objetivo de levar um homem e uma mulher à Lua em 2024.

Veja também:

Previsão Brasil - Pancadas de chuva se espalham pelo país:
Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade