PUBLICIDADE

China vai enviar tropas para exercícios militares na Rússia

17 ago 2022 - 16h36
Compartilhar
Exibir comentários

Ministério da Defesa chinês afirma que manobras não estão ligadas "à atual situação internacional e regional". Belarus e Índia também participarão dos exercícios, entre outros países.O Ministério da Defesa chinês anunciou nesta quarta-feira (17/08) que vai enviar tropas para a Rússia para participar de exercícios militares conjuntos com outros países, incluindo Índia e Belarus. As manobras estão marcadas para começar no fim de agosto.

China participou desse tipo de exercício militar russo pela primeira vez em 2018
China participou desse tipo de exercício militar russo pela primeira vez em 2018
Foto: DW / Deutsche Welle

Segundo o ministério, a participação da China nos exercícios conjuntos "não tem relação com a atual situação internacional e regional".

Em comunicado, a pasta informou que os exercícios visam aprofundar a "cooperação pragmática" entre os países, melhorar o nível de "colaboração estratégica" entre os participantes e fortalecer a capacidade de resposta a várias ameaças à segurança.

Mesmo enquanto trava uma guerra custosa contra a Ucrânia, a Rússia realizará as manobras, designadas "Vostok 2022" (Leste 2022), entre 30 de agosto e 5 de setembro. Seus últimos exercícios desse tipo ocorreram em 2018, quando a China participou pela primeira vez.

Além de China, Índia e Belarus, também participarão o Tajiquistão e a Mongólia, entre outros países. Os exercícios serão realizados em 13 locais na Rússia.

Manobras em Taiwan

O anúncio da China ocorre dias após o Exército chinês realizar novas manobras militares em torno de Taiwan. Os exercícios se intensificaram após a visita à ilha da presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, vista pela China como uma afronta.

O regime de Pequim considera a ilha como território chinês e criticou a visita de Pelosi - assim como qualquer atitude que possa sugerir que Taiwan é um país independente.

Embora os EUA não mantenham relações diplomáticas formais com Taiwan, Washington é o mais importante apoio político e militar de Taipei.

le (Reuters, Lusa)

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade