Vídeos não mostram fuga de líderes iranianos nem celebração após ataque de Israel
POSTAGEM COMPARTILHA DUAS GRAVAÇÕES SEM RELAÇÃO COM CONFLITO ATUAL ENTRE PAÍSES DO ORIENTE MÉDIO
O que estão compartilhando: post com dois vídeos. O primeiro mostraria líderes iranianos chegando em uma comitiva de três carros até uma aeronave para fugir do país. O segundo seria de iranianos dançando em um túnel entre veículos parados. As cenas seriam uma reação ao ataque de Israel ao Irã e representariam uma comemoração à liberdade.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. Os dois vídeos são antigos e não têm relação com o conflito mais recente entre Israel e Irã. O primeiro deles foi editado. O Verifica localizou a versão original no YouTube, publicada em julho de 2023 (aqui), e verificou que não havia veículos se aproximando da aeronave. O título da gravação indica que as imagens foram gravadas no aeroporto internacional Imam Khomeini, em Teerã. Já o segundo vídeo também é antigo e foi publicado por perfis no Instagram nos dias 9 e 11 de setembro de 2023 (aqui e aqui).
Saiba mais: publicada no Instagram, a postagem verificada se junta a outros conteúdos enganosos que vêm sendo compartilhados nas redes desde o início do conflito entre Irã e Israel, na última sexta-feira, 13, quando o governo israelense bombardeou diversos alvos iranianos, no que chamou de ataques preventivos. Por meio de uma busca reversa de imagens (saiba aqui como fazer), o Verifica localizou as versões originais dos dois vídeos exibidos na publicação.
Vídeo de cidade em chamas circula na internet desde antes de ataque do Irã a Haifa, em Israel
Vídeo mostra lançamento de satélite iraniano em 2023, e não míssil com destino a Israel
No primeiro vídeo, os carros que aparecem se aproximando de uma aeronave foram adicionados às imagens. A gravação original, com seis segundos de duração, apresenta melhor qualidade de imagem e não exibe nenhum veículo próximo ao avião. Ao comparar as duas filmagens, a reportagem identificou que a versão com os carros têm duração maior e foi manipulada a partir do vídeo autêntico. Veja as diferenças nas imagens abaixo.
Na segunda gravação, em que pessoas aparecem dançando em um túnel em meio a filas de carros parados, uma legenda em inglês sobreposta às imagens, afirma: "Day 3 of war, Iranians dancing" ("3º dia de guerra, iranianos dançando"). A frase sugere de maneira enganosa que o vídeo retrataria uma comemoração da população iraniana após os ataques de Israel ao país.
O vídeo, de fato, foi registrado no Irã, mas não tem relação com o atual conflito. Ele foi publicado por dois perfis no Instagram em setembro de 2023. Em uma das postagens, a legenda escrita em persa informa que as pessoas estavam dançando enquanto enfrentavam o trânsito. O autor comenta que "só um iraniano consegue dançar e ser feliz mesmo no trânsito", e menciona que havia congestionamento na estrada Chalus, localizada no Irã.
Como lidar com postagens do tipo: em situações de conflitos como o que ocorre entre Israel e Irã, é comum que vídeos fora de contexto ou editados circulem nas redes sociais para gerar engajamento e espalhar desinformação. Por isso, verifique a veracidade das alegações antes de compartilhar postagens do tipo com outras pessoas. Pesquise a alegação principal da postagem e veja se foi noticiada por veículos de imprensa. Ferramentas de busca reversa de imagens também ajudam a verificar a autenticidade do conteúdo.
