Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vídeos não mostram fuga de líderes iranianos nem celebração após ataque de Israel

POSTAGEM COMPARTILHA DUAS GRAVAÇÕES SEM RELAÇÃO COM CONFLITO ATUAL ENTRE PAÍSES DO ORIENTE MÉDIO

19 jun 2025 - 05h02
Compartilhar
Exibir comentários

O que estão compartilhando: post com dois vídeos. O primeiro mostraria líderes iranianos chegando em uma comitiva de três carros até uma aeronave para fugir do país. O segundo seria de iranianos dançando em um túnel entre veículos parados. As cenas seriam uma reação ao ataque de Israel ao Irã e representariam uma comemoração à liberdade.

Postagem engana ao compartilhar duas gravações sem relação com conflito atual entre Israel e Irã
Postagem engana ao compartilhar duas gravações sem relação com conflito atual entre Israel e Irã
Foto: Reprodução/Instagram / Estadão

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. Os dois vídeos são antigos e não têm relação com o conflito mais recente entre Israel e Irã. O primeiro deles foi editado. O Verifica localizou a versão original no YouTube, publicada em julho de 2023 (aqui), e verificou que não havia veículos se aproximando da aeronave. O título da gravação indica que as imagens foram gravadas no aeroporto internacional Imam Khomeini, em Teerã. Já o segundo vídeo também é antigo e foi publicado por perfis no Instagram nos dias 9 e 11 de setembro de 2023 (aqui e aqui).

Saiba mais: publicada no Instagram, a postagem verificada se junta a outros conteúdos enganosos que vêm sendo compartilhados nas redes desde o início do conflito entre Irã e Israel, na última sexta-feira, 13, quando o governo israelense bombardeou diversos alvos iranianos, no que chamou de ataques preventivos. Por meio de uma busca reversa de imagens (saiba aqui como fazer), o Verifica localizou as versões originais dos dois vídeos exibidos na publicação.

Vídeo de cidade em chamas circula na internet desde antes de ataque do Irã a Haifa, em Israel

Vídeo mostra lançamento de satélite iraniano em 2023, e não míssil com destino a Israel

No primeiro vídeo, os carros que aparecem se aproximando de uma aeronave foram adicionados às imagens. A gravação original, com seis segundos de duração, apresenta melhor qualidade de imagem e não exibe nenhum veículo próximo ao avião. Ao comparar as duas filmagens, a reportagem identificou que a versão com os carros têm duração maior e foi manipulada a partir do vídeo autêntico. Veja as diferenças nas imagens abaixo.

Na segunda gravação, em que pessoas aparecem dançando em um túnel em meio a filas de carros parados, uma legenda em inglês sobreposta às imagens, afirma: "Day 3 of war, Iranians dancing" ("3º dia de guerra, iranianos dançando"). A frase sugere de maneira enganosa que o vídeo retrataria uma comemoração da população iraniana após os ataques de Israel ao país.

O vídeo, de fato, foi registrado no Irã, mas não tem relação com o atual conflito. Ele foi publicado por dois perfis no Instagram em setembro de 2023. Em uma das postagens, a legenda escrita em persa informa que as pessoas estavam dançando enquanto enfrentavam o trânsito. O autor comenta que "só um iraniano consegue dançar e ser feliz mesmo no trânsito", e menciona que havia congestionamento na estrada Chalus, localizada no Irã.

Como lidar com postagens do tipo: em situações de conflitos como o que ocorre entre Israel e Irã, é comum que vídeos fora de contexto ou editados circulem nas redes sociais para gerar engajamento e espalhar desinformação. Por isso, verifique a veracidade das alegações antes de compartilhar postagens do tipo com outras pessoas. Pesquise a alegação principal da postagem e veja se foi noticiada por veículos de imprensa. Ferramentas de busca reversa de imagens também ajudam a verificar a autenticidade do conteúdo.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade