É falso que hospital Vila Nova Star tenha registrado 20 casos de intoxicação por metanol
UNIDADE DE SAÚDE DESMENTIU BOATO QUE CIRCULA EM MENSAGEM DE TEXTO NAS REDES SOCIAIS; ATUALMENTE NÃO HÁ CASOS EM ATENDIMENTO
O que estão compartilhando: que o Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, teria atendido 20 pessoas intoxicadas por metanol devido ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. Pacientes estariam chegando à unidade com quadro de insuficiência renal aguda e sérios problemas de visão.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. O hospital negou ter registrado 20 casos de intoxicação por metanol. Por telefone, a assessoria da unidade informou ao Verifica que as alegações que circulam nas redes sociais não procedem, pois não há nenhum caso de contaminação em atendimento no Vila Nova Star. De acordo com o boletim mais recente divulgado pelo Ministério da Saúde, em todo o País há 225 registros de intoxicação pela substância, entre casos investigados e confirmados.
Saiba mais: o boato de que o Hospital Vila Nova Star teria registrado 20 casos de intoxicação por metanol circula nas redes sociais por meio de uma mensagem de texto sem autoria identificada. O falso alerta diz que a informação teria sido passada por uma pessoa que trabalha na unidade, mas não há qualquer menção a nomes nem a outra fonte que comprove o conteúdo. A mensagem foi compartilhada por diferentes usuários no Facebook.
O metanol é um tipo de álcool utilizado na indústria química, presente em solventes e combustíveis. A substância, que é incolor e tem cheiro semelhante ao álcool comum, é imprópria para o consumo humano e estaria sendo usada na falsificação de bebidas alcoólicas como gin, vodca e uísque.
Ocorrências de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas adulteradas começaram no Estado de São Paulo e passaram a atingir outros Estados do País. Dos 225 casos registrados, 16 são confirmados e outros 209 ainda estão sob investigação em 13 Estados - Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rondônia, São Paulo, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Ceará. Bahia e Espírito Santo tiveram os casos registrados descartados.
A maior parte das notificações estão concentradas no Estado de São Paulo, que tem 14 casos confirmados e 178 em investigação. Os dois óbitos já confirmados por intoxicação por metanol no Brasil também aconteceram no Estado. A primeira morte foi a de um homem de 54 anos, no dia 15 de setembro e a segunda no último sábado, 4. A vítima era um homem de 46 anos. Os dois eram da capital paulista.
Água ficou rosa em Itu não por contaminação por metanol, e sim por falha em estação de tratamento
De vômito a cegueira, quais são os sintomas da intoxicação por metanol?
De acordo com o Ministério da Saúde (aqui), os principais sintomas da intoxicação por metanol podem aparecer entre 12 e 24 horas após a ingestão da substância. Os sintomas, que são semelhantes aos de uma ressaca comum, são: dor abdominal, visão adulterada, confusão mental e náusea.
Diante desses sintomas, a pasta orienta que os pacientes procurem atendimento médico para investigação, diagnóstico e tratamento adequado. Ao chegar à unidade, é importante informar que tipo de bebida alcoólica foi consumida, se haviam rótulos nas embalagens e qual foi o horário da ingestão.