PUBLICIDADE

Política

Centrão quer controle de comissão do Orçamento no Congresso

Maior partido do bloco exige presidência do colegiado, afirma líder do PP, o deputado Arthur Lira

29 set 2020 - 17h48
(atualizado às 17h57)
Compartilhar
Exibir comentários

BRASÍLIA - A instalação da Comissão Mista de Orçamento (CMO), agendada para esta terça-feira, 29, foi adiada após uma confusão entre líderes do Congresso. O colegiado é responsável por definir o destino das verbas federais para o próximo ano. Diante do impasse, a reunião ficou para a próxima semana.

O Centrão, bloco que reúne dez partidos e 205 deputados, reivindica mais espaço e a presidência do colegiado, prometida pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), ao deputado Elmar Nascimento (DEM-BA). Como o DEM rompeu com o grupo, o líder do PP, Arthur Lira (AL), defende um nome do bloco para a vaga. "O partido maior do bloco está exigindo a presidência", disse Lira após uma reunião fechada com Alcolumbre e outros parlamentares.

Centrão reivindica controle de comissão do Orçamento no Congresso
Centrão reivindica controle de comissão do Orçamento no Congresso
Foto: Arquivo/Agência Brasil / Estadão Conteúdo

O pano de fundo da disputa é a sucessão do presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) na Câmara. Enquanto Lira é pré-candidato e tem o apoio do Palácio do Planalto, o DEM deve apoiar um outro nome indicado por Maia.

Além da presidência da comissão, o Centrão também afirma que tem direito a uma cadeira a mais para o PSC e outra para o PROS na composição do colegiado. Essas vagas, pelo desenho feito por Alcolumbre, ficaram com DEM e PCdoB.

A comissão é formada por 40 membros titulares, entre deputados e senadores. Parlamentares questionam se a configuração precisa respeitar o tamanho das bancadas atual ou do início da legislatura.

Na manhã desta terça-feira, 29, Alcolumbre foi até à sala da comissão para a reunião, mas se viu enquadrado por líderes do Centrão diante da designação dos membros. Aliados do senador, por outro lado, manifestaram irritação com o líder do PP em função da disputa.

"Essa comissão só funciona acordada ou ela não funciona. Então é importante que ela funcione bem pelos temas que vai tratar, principalmente o orçamento", afirmou Lira após o encontro.

Questionado, Alcolumbre afirmou que a comissão será instalada na próxima semana e que tentará um acordo até lá. Com as duas vagas para PSC e PROS, de acordo com ele, será possível manter a negociação para a eleição de Elmar Nascimento como presidente.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade