PUBLICIDADE

Casa Branca devolve credencial de repórter da CNN

19 nov 2018 - 23h00
Compartilhar
Exibir comentários

Anúncio deve encerrar disputa judicial com a emissora. Casa Branca havia inicialmente ameaçado cassar novamente acesso de repórter à sede do governo após prazo de decisão liminar vencer.A Casa Branca anunciou nesta segunda-feira (19/11) que tomou uma decisão final de restabelecer a credencial de imprensa do repórter da CNN Jim Acosta, encerrando uma disputa judicial entre a emissora e o governo Trump.

A decisão acontece três dias depois de um juiz em Washington determinar que o governo do presidente Donald Trump restabelecesse temporariamente a credencial do jornalista, revogada após uma entrevista coletiva controversa com Trump.

A decisão reverte uma carta de sexta-feira divulgada pela Casa Branca que apontou que a credencial de Acosta poderia ser revogada novamente depois que a decisão temporária do juiz vencesse.

Mais cedo, a CNN pediu a um tribunal federal para que tomasse uma nova decisão emergencial após a posição inicial da Casa Branca de que iria novamente revogar a credencial de Acosta.

A credencial de Acosta foi revogada após Trump tê-lo acusado de ser uma pessoa "rude e terrível" durante uma entrevista coletiva no último dia 7 de novembro. A CNN desafiou a medida na Justiça e na sexta-feira ganhou uma decisão que restabeleceu temporariamente a credencial de Acosta enquanto a corte avaliava o processo da rede de notícias sobre a expulsão do jornalista.

Em um pedido na segunda-feira, a CNN e Acosta pediram o adiantamento de uma audiência na semana que vem depois que autoridades de comunicação da Casa Branca disseram à Acosta em uma carta na noite de sexta-feira que já haviam decidido pela suspensão de sua credencial depois do fim das duas semanas previstas pela ordem de restrição temporária.

JPS/rt

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube

| WhatsApp | App | Instagram | Newsletter

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade