PUBLICIDADE

Cápsula da SpaceX com astronautas retorna à Terra

2 ago 2020 - 17h37
(atualizado às 17h59)
Compartilhar
Exibir comentários

Pouso no Golfo do México marcou o encerramento bem-sucedido da primeira missão espacial tripulada realizada por uma empresa privada.Após dois meses no espaço, a cápsula Crew Dragon, da Space X, pousou neste domingo (02/08) em segurança no Golfo do México, na costa dos EUA, transportando dois astronautas da Nasa.

Cápsula SpaceX pousa no mar. Foi o primeiro pouso desse tipo em mais de quatro décadas
Cápsula SpaceX pousa no mar. Foi o primeiro pouso desse tipo em mais de quatro décadas
Foto: DW / Deutsche Welle

Essa é a primeira missão tripulada lançada a partir dos Estados Unidos em nove anos, desde a aposentadoria dos ônibus espaciais, em 2011. A missão levou os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley para a Estação Espacial Internacional (ISS).

Também foi o primeiro voo espacial privado que enviou uma tripulação ao espaço e demonstra que os Estados Unidos recuperaram a capacidade de enviar seus astronautas ao espaço e trazê-los de volta.

"Bem-vindos à Terra e obrigado por terem voado com a SpaceX", anunciou o diretor de voo aos astronautas, que responderam imediatamente. A cápsula Crew Dragon Endeavour pousou na água em frente à costa de Pensacola, na Flórida (sudeste), conforme previsto, às 14h48 (15h48 de Brasília) e aparentemente sem sofrer danos após reentrar na atmosfera terrestre, segundo imagens exibidas ao vivo.

A cápsula foi em seguida recolhida por uma embarcação da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, com mais de 40 pessoas a bordo, incluindo médicos e enfermeiros, que cumpriram um período de isolamento de duas semanas e foram testados para o novo coronavírus antes de entrar em contato com os astronautas.

Lançada a partir do Cabo Canaveral em 30 de maio, a cápsula Dragon, apelidada pela tripulação como Endeavour - em homenagem ao ônibus espacial homônimo-, o veículo, lançado pelo foguete Falcon 9, também da Space X, acoplou à Estação Espacial Internacional no dia seguinte.

Hurley e Behnken deixaram o laboratório espacial na noite de sábado, após dois meses a cerca de 400 quilômetros da superfície terrestre.

O regresso desta cápsula da SpaceX também representou a primeira vez em mais de quatro décadas que astronautas da Nasa regressam à terra através por meio de um pouso na água. A última vez que isso ocorreu foi em 24 de julho de 1975, quando a Apollo CSM-111 regressou, pousando no norte do Pacífico, colocando fim à missão espacial conjunta de EUA e União Soviética Apollo-Soyuz.

A próxima missão espacial, prevista para a primavera de 2021, deverá transportar quatro astronautas que passarão seis meses completos na Estação Espacial Internacional.

Após a retirada dos seus ônibus espaciais, a NASA recorreu a empresas privadas como a SpaceX e a Boeing para o envio dos seus astronautas para e da Estação Espacial Internacional. Até a entrada do setor privado, a Nasa vinha recorrendo a foguetes russos.

JPS/lusa/afp

__________________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | App | Instagram | Newsletter

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade