PUBLICIDADE

Senado: aliado de Onyx revoga resolução e presidirá eleição

Secretaria-Geral havia determinado que Davi Alcolumbre (DEM-AP) não poderia ficar à frente da votação

1 fev 2019 - 11h22
(atualizado às 11h31)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente em exercício do Senado e candidato à presidência da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), revogou há pouco uma decisão da Secretaria-Geral da Mesa que o impedira de presidir a sessão para a eleição da presidência hoje no Plenário. Mais cedo, a Secretaria-Geral publicou um edital com uma interpretação do regimento que determinava que a sessão fosse conduzida por José Maranhão (MDB-PB). Alcolumbre é o único integrante da Mesa anterior que permanece na Casa.

Ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni
16/01/2019
REUTERS/Ueslei Marcelino
Ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni 16/01/2019 REUTERS/Ueslei Marcelino
Foto: Reuters

"O referido edital está revogado ante ausência de legitimidade da Secretaria-Geral da Mesa. As reuniões preparatórias seguirão as disposições regimentais do Senado Federal", afirmou Alcolumbre em nota distribuída à imprensa.

A eleição da presidência do Senado está marcada para as 18h. Ao todo, são oito candidatos, dentre eles Renan Calheiros (MDB-AL).

A decisão de Alcolumbre atende ao desejo de seus aliados que querem que ele presida a sessão para escolher o novo presidente do Senado, mesmo sendo candidato. O plano é que, nessa condição, ele enfrente Renan, hoje favorito, e aceite requerimento de algum partido - a ser apresentado em plenário - para que a votação seja aberta.

Renan e seus seguidores trabalhavam para que a sessão ficasse a cargo de José Maranhão, pela regra de antiguidade. Maranhão é aliado de Renan e também defende o voto secreto.

Veja também:

Top News: Taxa de desemprego encerra 2018 em 12,3%:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade