PUBLICIDADE

"Campos Neto tem lado político e trabalha para prejudicar o país", diz Lula

O presidente também argumentou que o comportamento do Banco Central (BC) é a única "coisa desajustada" no Brasil no momento

18 jun 2024 - 09h33
(atualizado às 09h51)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teceu seriíssimas críticas ao presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, nesta terça-feira (18), em entrevista à Rádio CBN.

Presidente Lula faz críticas a Roberto Campos Neto, que comanda o BC
Presidente Lula faz críticas a Roberto Campos Neto, que comanda o BC
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil / Perfil Brasil

Lula disse que o comandante do BC trabalha para prejudicar o país, argumentando que o comportamento da autarquia é a única "coisa desajustada" no Brasil no momento.

O que Lula disse sobre Campos Neto

"É o comportamento do Banco Central. Essa é uma coisa desajustada. Um presidente do BC que não demonstra nenhuma capacidade de autonomia, que tem lado político, e que, na minha opinião, trabalha muito mais para prejudicar o país do que para ajudar o país. Não tem explicação a taxa de juros do jeito que está", argumentou o mandatário brasileiro.

A fala de Lula ocorre na véspera que o Comitê de Política Monetária do BC (Copom) irá anunciar sua próxima decisão sobre a taxa Selic. Existe uma expectativa do mercado de manutenção dos juros no patamar de 10,50% ao ano, o que findaria um ciclo de sete cortes consecutivos.

O mandatário brasileiro criticou o atual patamar de 10,50% da Selic e afirmou que os juros devem ter queda para que se igualarem à inflação que, em sua avaliação, está "controlada".

Lula também falou sobre investimentos. "Como é que você vai convencer o empresário de fazer investimentos se ele tem que pagar uma taxa de juros absurda? Então, é preciso baixar a taxa de juros, compatível com a inflação. A inflação está totalmente controlada. Agora, fica-se inventando discurso de inflação do futuro, que vai acontecer. Vamos trabalhar em cima do real", afirmou.
Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade