BYD começa produção de carros na Bahia
Nesta quinta-feira (9), a BYD inaugurou a produção de seus carros no Brasil, com produção na antiga fábrica da Ford em Camaçari, Bahia. O evento de celebração contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin e do fundador e CEO global da marca, Wang Chianfu.
A fábrica foi adquirida junto à Ford em 2023 e é a maior unidade da BYD fora da China, com 1 milhão de m2 construídos. Além da produção de veículos, o local também, abrigará centros de pesquisa, laboratórios de motores e outras estruturas de apoio à mobilidade elétrica.
Em julho, a BYD chamou a imprensa para o iníciodos testes do complexo fabril, chegando a exibir unidades do Dolphin Mini produzidas no local. Agora, a marca inicia oficialmente a produção local de carros e deverá movimentar cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos.
No total, a produção nacional faz parte de um investimento de R$ 5,5 bilhões prometidos pela BYD ao Brasil, com planos de atingir a meta de produção de 300 mil veículos por ano até 2030.
O que esperar da fabricação na Bahia?
Foi informado que a fábrica em Camaçari produzirá, principalmente, unidades do Dolphin Mini, modelo elétrico considerado o mais barato da marca no Brasil. No entanto, dois híbridos também fazem parte da linha de montagem: SUV Song Pro e o sedã King.
Em primeiro momento, os veículos devem ser montados sob o regime SKD (Semi Knocked Down), modelo em que os carros chegam parcialmente montados da China e são finalizados localmente. A montadora chinesa planeja, a curto prazo, alterar o tipo de produção para CKD (Completely Knocked Down), onde os carros chegam totalmente desmontados e contam com a maior nacionalização da cadeira de produção.
Além disso, a BYD também anunciou que irá fabricar motores híbrido flex no Brasil. Durante a COP-30, que acontece em Belém ainda esse ano, a empresa irá fornecer 30 unidades do Song Pro com essa motorização para uso.
Ver essa foto no Instagram