PUBLICIDADE

Trânsito

SP: marginal Pinheiros ganha mais um trecho de faixa para ônibus

Terceira e última parte dos 21 quilômetros de faixas exclusivas da via começa a operar nesta segunda-feira

15 jul 2013 - 09h01
(atualizado às 09h02)
Compartilhar
Exibir comentários
Marginal Pinheiros ganhou o terceiro e último trecho de faixas exclusivas nesta segunda-feira em São Paulo
Marginal Pinheiros ganhou o terceiro e último trecho de faixas exclusivas nesta segunda-feira em São Paulo
Foto: Luiz Claudio Barbosa / Futura Press

A implantação das faixas exclusivas para ônibus na marginal Pinheiros foi concluída nesta segunda-feira em São Paulo. O terceiro trecho, com 7,4 quilômetros, entrou em operação na avenida das Nações Unidas, sentido Castello Branco, entre a avenida Mário Lopes Leão e a ponte Engenheiro Ary Torres. A nova faixa opera de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 17h às 20h, em ambos os sentidos.

No trecho que começou a funcionar hoje passam 17 linhas que atendem 193 mil passageiros diariamente. Ao todo, a marginal Pinheiros conta com 21 quilômetros de faixas exclusivas - 11,6 quilômetros no sentido Castello Branco e mais 9,4 quilômetros no sentido Interlagos - para aumentar a velocidade dos coletivos.

O primeiro trecho foi ativado no dia 1º de julho, com 3,6 quilômetros, sentido de Interlagos, na avenida das Nações Unidas, entre a rua Professor Leme da Fonseca e a avenida Interlagos, além de mais 4,2 quilômetros no sentido Castello Branco, entre a Interlagos e a Mário Lopes Leão. Na semana passada, entrou em operação o segundo trecho com 5,8 quilômetros nas avenidas Alcides Sangirardi, marginal do Rio Pinheiros e Major Sylvio de Magalhães Padilha (pista local da marginal), sentido Interlagos, da ponte Engenheiro Ary Torres até o acesso à avenida João Dias.

No primeiro trecho de faixas da marginal Pinheiros circulam 38 linhas de ônibus, transportando 393 mil passageiros nos dias úteis. No segundo trecho, circulam 15 linhas municipais com 175 mil passageiros por dia. 

Outras vias

Além da marginal Pinheiros, outras duas vias receberam faixas exclusivas na última quarta-feira: as avenidas Paulista e Doutor Arnaldo. Na Paulista, a faixa de dois quilômetros de extensão opera de segunda a sábado, das 6h às 22h, em ambos os sentidos, entre a praça Oswaldo Cruz e a rua Augusta.

Na Doutor Arnaldo, a faixa de 710 metros de extensão funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h, e aos sábados, das 6h às 14h, no sentido centro, entre a rua Galeno de Almeida e 175 metros após a Teodoro Sampaio.

Fiscalização

Por enquanto, a fiscalização local é feita de maneira educativa, sem a aplicação de multas. De acordo com a  Companhia Engenharia de Tráfego (CET), “a fiscalização será iniciada quando os usuários estiverem adaptados, sendo devidamente informada por meio de faixas de vinil a serem colocadas no viário”.  Transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade