PUBLICIDADE

Trânsito

SC: sindicato de motoristas rebate prefeito e propõe 'greve ao contrário'

Trabalhadores dizem que voltam às atividades, desde que não seja cobrada tarifa dos passageiros

10 jun 2013 - 17h13
(atualizado às 17h18)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Os trabalhadores decidiram paralisar as atividades na noite de domingo</p>
Os trabalhadores decidiram paralisar as atividades na noite de domingo
Foto: Fabrício Escandiuzzi / Especial para Terra

O Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Urbano (Sintraturb) da região metropolitana de Florianópolis admitiram nesta segunda-feira voltar integralmente ao trabalho, mesmo com o impasse com relação ao reajuste da categoria, desde que as catracas estejam liberadas para a população. Em nota, o sindicato da categoria propôs a chamada “greve ao contrário” e se disponibilizou a retornar às atividades ainda hoje se não for cobrada tarifa dos passageiros.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/tarifas-de-onibus/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/tarifas-de-onibus/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;

“Nos colocamos à disposição da Justiça e da cidade para fazer uma ‘greve ao contrário’. Ao invés de paralisar os serviços, nos propomos a operar 100% da frota dos transportes, desde que os ônibus circulem sem a cobrança das tarifas, em sistema de 'catraca livre', enquanto durar o impasse”, afirmam os trabalhadores em nota.

O sindicato ainda ressaltou que não defende o reajuste das tarifas e rebateu o prefeito César Souza Júnior (PSD). Pela manhã, o chefe da administração municipal criticou a greve e qualificou o ato de “sindicalismo selvagem”. No entendimento dos sindicalistas, as declarações do prefeito seriam uma forma de “jogar a população contra os trabalhadores do transporte”. 

O Sintraturb também questionou a determinação do Tribunal Regional do Trabalho, que impôs que 100% da frota estivesse operando em horários de pico. “Cem porcento de operação resulta na não-greve e estamos recorrendo dessa decisão arbitrária que quer, no fim, criminalizar os trabalhadores do transporte coletivo e justificar ações mais drásticas contra os trabalhadores”, afirmou o sindicato na nota.

Greve deixa 400 mil sem ônibus e causa filas em Florianópolis:

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade