PUBLICIDADE

Trânsito

Jornal: tacógrafo de ônibus que despencou no RJ nunca foi vistoriado

6 abr 2013 - 09h37
(atualizado às 09h40)
Compartilhar
Exibir comentários
O ônibus que caiu do viaduto está no pátio da delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis, no Rio
O ônibus que caiu do viaduto está no pátio da delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis, no Rio
Foto: Marcus Vinicius Pinto / Terra

O tacógrafo do ônibus da Viação Paranapuan, que despencou do Viaduto Brigadeiro Trompowski matando sete pessoas, nunca foi vistoriado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), segundo informações publicadas neste sábado pelo jornal O Globo. De acordo com o jornal, a presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio (Ipem-RJ), Soraya Santos, afirmou que o coletivo, fabricado em 2007, não poderia estar circulando. Segundo o jornal, a falta da vistoria faz com que a perícia para determinar a velocidade do ônibus no momento do acidente esteja comprometida. De acordo com a perícia técnica feita no tacógrafo, o ônibus estava a 32 km/h no momento do acidente.

O tacógrafo é um equipamento que monitora o tempo de uso, a distância percorrida e a velocidade do veículo ao longo do trajeto. Por o tacógrafo estar irregular, a empresa de ônibus foi autuada, sendo que a multa para esta infração varia de R$ 600 a R$ 1.500 por veículo. Ao jornal, Camila Herzog, coordenadora do Programa de Cadastramento e Credenciamento de Postos de Ensaio do Inmetro, afirmou que a verificação do tacógrafo é obrigatória a cada dois anos.

O acidente

Desgovernado, o ônibus que fazia a linha 328 da Paranapuan caiu do viaduto Brigadeiro Trompowski sobre a avenida Brasil, na saída do bairro da Ilha do Governador. Pelo menos sete pessoas morreram e 10 ficaram feridas, de acordo com o Corpo de Bombeiros. De acordo com o Centro de Operações da prefeitura, o acidente ocorreu por volta das 16h30.  A suspeita da polícia é de que o motorista tenha sido agredido por um passageiro.

Duas pessoas foram levadas para o Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) pelo Corpo de Bombeiros. Uma delas é uma mulher, de 59 anos, que não estava no ônibus, mas presenciou o acidente e teve um mal súbito. Ela está entubada e foi atendida na Unidade de Pacientes Graves. Uma jovem, de 17 anos, que estava no ônibus sofreu uma fratura da clavícula e foi submetida a uma tomografia computadorizada. Ela também sofreu um corte na cabeça.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade