PUBLICIDADE

Temer participa em Montevidéu da Cúpula do Mercosul

Presidente deve retornar a Brasília ainda hoje

18 dez 2018 - 07h57
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente Michel Temer participa hoje (18) em Montevidéu, no Uruguai, da 53ª edição da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados. Após o encontro, vai ao almoço oferecido pelo presidente uruguaio, Tabaré Vásquez, aos presidentes e chanceleres. Ele retorna à noite para Brasília.

Na seguda-feira (17), durante cerimônia no Palácio do Planalto, Temer disse ser impossível aplicar qualquer isolacionismo político ou econômico nos dias de hoje. Em discurso durante assinatura de autorização de novos leilões para exploração de petróleo, ele afirmou que "colocou o Brasil no século 21" ao abrir o país para a iniciativa privada nacional e estrangeira.

O presidente Michel Temer, agora nos últimos dias à frente do Planalto
O presidente Michel Temer, agora nos últimos dias à frente do Planalto
Foto: Marcos Corrêa/Presidência da República / Estadão Conteúdo

"Quando digo que colocamos o Brasil no século 21 é porque abrimos o país para a iniciativa privada, não só nacional, mas também internacional. No fenômeno da globalização, seria impossível qualquer isolacionismo de natureza política, econômica. E é por isso que nós temos falado ao longo do tempo do multilateralismo, a ideia da universalização das nossas relações em todos os campos. E isso tem dado resultado", disse Temer no discurso.

Mercosul

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, receberá do governo uruguaio, durante o encontro, a presidência pro tempore do Mercosul (que reúne Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela, suspensa tempoariamente). A Cúpula do Mercosul vai até amanhã (19), ao meio-dia.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Nunes Ferreira, disse ontem (17), em entrevista em Montevidéu, que há disposição do atual e do futuro governo para apoiar o Mercosul nas negociações em curso.

"O Mercosul não é uma obra pronta e acabada, precisa passar por aperfeiçoamentos no seu modo de funcionamento, na sua forma de se relacionar com outras economias. [O Mercosul] está sempre em mudança e melhorando. Se vocês pegarem o que era o Mercosul há dois anos, vocês verão o quanto avançamos", ressaltou.

*Com informações da agência Télam, da Argentina

Veja também

Top Político: Moro anuncia Maria Hilda Marsiaj p/ Secretaria Nacional de Justiça:
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade