PUBLICIDADE

STF volta a suspender julgamento de primeira ação penal da Lava Jato

22 mai 2018 - 20h56
Compartilhar
Exibir comentários

A 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) voltou a suspender nesta terça-feira o julgamento do deputado federal Nelson Meurer (PP-PR), a primeira ação penal da Lava Jato a ser analisada pela corte, após os votos de dois dos cinco ministros da turma pela condenação por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Votaram neste sentido o relator da ação, ministro Edson Fachin, e o revisor, Celso de Mello. O julgamento deve ser retomado na terça-feira da próxima semana com os votos dos ministros Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes.

Detentor de foro privilegiado, Meurer é o primeiro parlamentar federal a ser julgado pelo STF no âmbito da operação Lava Jato, que em março completou 4 anos com dezenas de condenações na Justiça Federal de primeira instância.

O deputado foi acusado de receber vantagens indevidas como parte do esquema criminoso que atingiu a Petrobras. As investigações apontaram que os pagamentos teriam tido como contrapartida apoio político para a permanência de Paulo Roberto Costa à frente da diretoria de abastecimento da estatal.

A denúncia criminal, encaminhada ao STF em 2015, narra terem sido feitos 161 repasses de dinheiro ao PP entre 2006 e 2014, repassados a Meurer e a outras lideranças partidárias.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade