PUBLICIDADE

STF suspende voto impresso nas eleições de 2018

6 jun 2018 - 20h43
(atualizado às 21h23)
Compartilhar
Exibir comentários

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou nesta quarta-feira pedido para suspender o voto impresso nas eleições gerais de outubro, concordando com ação movida pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, segundo o qual a medida coloca em risco o sigilo do voto.

Eleitora vota em seção eleitoral, em 2014
26/10/2014
REUTERS/Ueslei Marcelino
Eleitora vota em seção eleitoral, em 2014 26/10/2014 REUTERS/Ueslei Marcelino
Foto: Reuters

Votaram contra a adoção do voto impresso oito ministros e a favor apenas 2. O Supremo só analisou o pedido de cautelar da ação movida pela PGR e, somente no julgamento do mérito, vai definir a legalidade à luz da Constituição sobre a medida.

A adoção do voto impresso foi estabelecido em reforma eleitoral aprovada pelo Congresso em 2015. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) chegou decidir que iria adotar este ano uma implantação parcial do sistema, abrangendo apenas 5 por cento do total de urnas (30 mil). O custo para a implantação geral seria de 2 bilhões de reais, o que seria impossível custear este ano, conforme o TSE.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade