PUBLICIDADE

STF começa a julgar ação de Bolsonaro contra abertura de inquéritos sem aval da PGR

22 out 2021 - 13h18
Compartilhar
Exibir comentários

O plenário virtual do Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar nesta sexta-feira uma ação movida pelo presidente Jair Bolsonaro que questiona a abertura de inquéritos pela corte sem a participação da Procuradoria-Geral da República.

01/06/2021
REUTERS/Ueslei Marcelino
01/06/2021 REUTERS/Ueslei Marcelino
Foto: Reuters

A análise do caso vai desta sexta até 3 de novembro. Por ora, somente o ministro Edson Fachin, relator da ação, votou por arquivar a ação --posição idêntica à que ele já tinha apresentado quando apreciou o caso individualmente.

Outros nove ministros ainda têm de votar.

A Advocacia-Geral da União questiona no STF trecho do regimento que permite ao presidente da corte abrir inquérito se houver crime nas dependências do tribunal e se envolver autoridade sujeita à jurisdição do Supremo.

Foi por meio dessa norma que o ex-presidente do STF Dias Toffoli instaurou o chamado inquérito das fake news e que, atualmente, tem o próprio Bolsonaro como um dos investigados.

Essa apuração hoje tem o ministro Alexandre de Moraes como relator --um dos magistrados alvo de críticas do chefe do Executivo, que chegou a apresentar um pedido de impeachment contra ele no Senado, mas foi rejeitado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade