PUBLICIDADE

Chuvas em Pernambuco: 126 morreram e ao menos 2 estão desaparecidos

Recife ainda tem alto risco de alagamentos e deslizamentos de encostas, já que o solo já está bastante encharcado.

28 mai 2022 - 16h18
(atualizado em 2/6/2022 às 13h25)
Compartilhar
Exibir comentários
Homem observa destroços de uma casa que desabou durante um deslizamento de terra causado por fortes chuvas no Jardim Monte Verde em Recife
Homem observa destroços de uma casa que desabou durante um deslizamento de terra causado por fortes chuvas no Jardim Monte Verde em Recife
Foto: Reuters / BBC News Brasil

Pelo menos 126 pessoas morreram em Pernambuco devido às fortes chuvas nos últimos dias, segundo informações divulgadas pelas autoridades nesta quarta (01/06). Ao menos 2 pessoas estão desaparecidas. O número de desabrigados pela chuva chega a 6 mil.

Há previsão de mais chuvas para o Recife ao longo de toda a semana, segundo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) diz que volume de chuva diminuiu, mas deve continuar com intensidade moderada na região metropolitana de Recife e na Zona da Mata até sexta-feira (3).

A cidade ainda tem alto risco de alagamentos e deslizamentos de encostas, já que o solo já está bastante encharcado.

Outras parte de Pernambuco e regiões da Paraíba e do Alagoas estão em alerta laranja - menos chuvas, mas ainda grande possibilidade de deslizamentos e alagamentos devido ao acumulado de chuvas.

Recife esteve em alerta vermelho no fim de semana — o que significa volume de precipitação alto (acima de 60mm por hora ou 100mm em 24 horas) e grande possibilidade de acidentes e riscos de vida.

Resgate

Ao menos 2 estão desaparecidos, mas o número pode pode ser maior.

No domingo, moradores e equipes profissionais de resgate faziam intensos trabalhos de buscas no Jardim Monte Verde, área limítrofe entre o Recife e Jaboatão dos Guararapes.

Nesta segunda, as forças de segurança, a Defesa Civil, o Exército e órgãos municipais estão atuando em 7 pontos de deslizamento da Região Metropolitana do Recife.

A Região Metropolitana do Recife, a Zona da Mata e o Agreste de Pernambuco registraram nas últimas precipitações acima de 100 milímetros nos últimos dias.

O governador Paulo Câmara antecipou a nomeação de 92 novos soldados do Corpo de Bombeiros que iriam tomar posse a partir de 6 de junho, para reforçar o trabalho de socorro às vítimas das chuvas. O governador também solicitou o apoio do Comando Militar do Nordeste com efetivo, embarcações e aeronaves para o serviço de busca e salvamento.

desabrigados por chuvas no recife
desabrigados por chuvas no recife
Foto: Sumaia Villela/Agência Brasil / BBC News Brasil

"Mobilizamos todo o efetivo do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil Estadual, da Polícia Militar e da Assistência Social para o suporte aos municípios no atendimento às vítimas das chuvas. Estamos adiantando a nomeação dos novos soldados dos Bombeiros e também solicitei o apoio do Comando Militar do Nordeste", afirmou o governador, em nota.

O presidente Jair Bolsonaro sobrevoou a cidade na manhã de segunda (30) e disse lamentar a tragédia.

6 mil desabrigados

Mais de seis mil pessoas estão desabrigadas, segundo balanço divulgado pela Central de Operações da Codecipe na manhã de quarta.

A prefeitura de Recife abriu escolas e creches para receber as famílias que necessitam. A lista completa foi colocada na internet pelo governo do Estado (confira aqui).

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade