PUBLICIDADE

Senado aprova pacote anticrime e encaminha texto para sanção

12 dez 2019 - 07h50
(atualizado às 08h30)
Compartilhar
Exibir comentários

O Senado aprovou na noite de quarta-feira o chamado pacote anticrime, que torna mais rigorosa a legislação penal do país, e encaminhou o texto para sanção presidencial sem modificá-lo em relação ao que foi aprovado pela Câmara dos Deputados.

Plenário do Senado durante votação
22/10/2019
REUTERS/Adriano Machado
Plenário do Senado durante votação 22/10/2019 REUTERS/Adriano Machado
Foto: Reuters

Fruto de sugestões do então ministro da Justiça Alexandre de Moraes, hoje ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), e do atual ministro da pasta, Sergio Moro, o texto aprovado pelo Congresso retirou o excludente de ilicitude e o chamado plea bargains que constavam da proposta original.

O pacote foi rapidamente aprovado pelo Senado. Formalmente recebido pela Casa na terça, o projeto foi logo incluído na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e votado no mesmo dia, e passou pelo plenário no dia seguinte.

Apesar das críticas de Moro a mudanças feitas pelos deputados, prevaleceu entre senadores a percepção de que seria melhor votar o projeto como está e acelerar sua tramitação a sofrer o desgaste de deixá-lo pendente para 2020.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade