PUBLICIDADE

SAIBA MAIS-Veja a data das convenções dos principais partidos para a eleição presidencial

18 jul 2018 - 19h31
(atualizado às 19h34)
Compartilhar
Exibir comentários

Começa na sexta-feira o prazo, que vai até 5 de agosto, para que os partidos realizem suas convenções para a definição de candidatos e alianças para a eleição presidencial de outubro.

Vista do Palácio do Planalto
12/05/2016
REUTERS/Paulo Whitaker
Vista do Palácio do Planalto 12/05/2016 REUTERS/Paulo Whitaker
Foto: Reuters

Veja abaixo as datas de convenções dos principais partidos e qual a tendência que cada sigla deve seguir no encontro.

20 DE JULHO

= PDT - O Partido Democrático Trabalhista vai oficializar em Brasília a candidatura de Ciro Gomes para a Presidência da República.

= PSC - O Partido Social Cristão vai homologar em Brasília a candidatura do ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Paulo Rabelo de Castro.

21 DE JULHO

= PSOL - O Partido Socialismo e Liberdade vai oficializar, em São Paulo, a candidatura do líder do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) Guilherme Boulos ao Planalto.

22 DE JULHO

= PSL - O Partido Social Liberal vai formalizar a candidatura do deputado Jair Bolsonaro à Presidência da República em sua convenção no Rio de Janeiro.

28 DE JULHO

= PTB - O Partido Trabalhista Brasileiro formalizará na convenção, a ser realizada em Brasília, apoio ao candidato do PSDB, Geraldo Alckmin.

= PSD - O Partido Social Democrático vai formalizar em São Paulo o apoio à candidatura de Alckmin ao Palácio do Planalto, apesar de o ex-ministro Guilherme Afif Domingos ter lançado sua pré-candidatura e anunciado que colocará seu nome na convenção partidária. Há a possibilidade de a legenda realizar sua convenção apenas no dia 4 de agosto.

= SD - O Solidariedade lançou a pré-candidatura do ex-presidente da Câmara Aldo Rebelo para o Planalto, mas deve fechar, em sua convenção em São Paulo, apoio ao candidato de outro partido, possivelmente junto com outras siglas do blocão, grupo liderado por DEM e PP.

1º DE AGOSTO

= PRB - O Partido Republicano Brasileiro chegou a lançar a pré-candidatura ao Planalto do empresário Flávio Rocha, dono da rede de varejos Riachuelo, que desistiu do pleito de comum acordo com a sigla. O partido negocia agora com Ciro, Alckmin e Henrique Meirelles, do MDB.

= PCdoB - O Partido Comunista do Brasil lançou a pré-candidatura da deputada estadual gaúcha Manuela D'Ávila ao Planalto. A sigla, no entanto, também vem mantendo conversas com PDT e PT e pode haver uma aliança já no primeiro turno.

2 DE AGOSTO

= MDB - O Movimento Democrático Brasileiro, partido do presidente Michel Temer, deve confirmar a candidatura do ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles ao Planalto em sua convenção em Brasília. Uma ala do partido, no entanto, defenderá na convenção que o MDB não lance nomes ao Planalto, deixando lideranças estaduais mais à vontade para firmarem alianças locais.

4 DE AGOSTO

= PSDB - O Partido da Social Democracia Brasileira vai oficializar a candidatura à Presidência da República do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin.

= PT - Em sua convenção, que será realizada em São Paulo, o Partido dos Trabalhadores vai oficializar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está preso desde abril condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo do tríplex do Guarujá.

= Rede - Membros da Rede Sustentabilidade se reunirão em Brasília para confirmar a candidatura da ex-senadora Marina Silva ao Planalto.

= Podemos - O partido fará sua convenção em Curitiba, com expectativa de confirmação da candidatura do senador Alvaro Dias, mas a sigla vem sendo sondada por PSDB e MDB para formação de uma aliança.

= PR - O Partido da República vinha negociando com Bolsonaro e o PT. Com o fim das conversas com o PSL, o partido agora negocia também com outros candidatos, em conjunto com o blocão.

5 DE AGOSTO

= PSB - O Partido Socialista Brasileiro realizará convenção se o Diretório Nacional aprovar apoio a um candidato. A sigla é cobiçada pelo PT e por Ciro, mas caso decida se manter neutra na disputa, não realizará a convenção.

SEM DEFINIÇÃO DE DATA

= PP - Embora a data não esteja fechada ainda, o mais provável é que o Partido Progressista se reúna no dia 4 de agosto para formalizar apoio a algum candidato. O partido vem sendo cortejado por Ciro Gomes (PDT) e por Geraldo Alckmin (PSDB).

= DEM - O Democratas lançou a pré-candidatura do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, que não decolou nas pesquisas de intenção de voto e o partido tem mantido conversas com Ciro e Alckmin.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade