Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

RJ: voluntário afirma ter carregado 35 corpos em Teresópolis

16 jan 2011 - 10h25
(atualizado às 19h19)
Compartilhar
Hermano Freitas
Direto de Teresópolis

O comerciante Rogério Pimentel, 35 anos, tem como hobby percorrer trilhas na mata da região serrana com sua motocicleta. Ele é um de dezenas dos chamados "trilheiros", que têm ajudado a levar ajuda e suprimentos a algumas das regiões mais isoladas de Teresópolis - uma das cidades mais devastadas pela chuva. Ele descreve uma cena macabra: "cheguei a carregar 35 corpos de homens, mulheres e crianças, enlameados e cobertos de sangue, para dentro de um caminhão-baú que fez o transporte", disse.

O resgate de corpos aconteceu na região de Bonsucesso, uma das 16 comunidades que ficaram completamente isoladas após o temporal da madrugada do dia 12 de janeiro e onde é impossível chegar de carro. Ainda há um número indeterminado de pessoas que não têm recebido qualquer tipo de ajuda pela impossibilidade de acesso.

A informação de um menino com a perna quebrada sem atendimento fez o bombeiro reformado Renê Francisco da Silveira, 55 anos, reunir alguns amigos e partir em um utilitário para o bairro do Córrego do Príncipe. Além do trajeto de carro, será necessária uma caminhada de cerca de cinco horas pelo meio da mata para prestar atendimento à vítima da enxurrada. "Em uma hora dessas todo mundo precisa se dar as mãos", declarou.

Com a repercussão nacional da tragédia, voluntários começam a vir de longe. O enfermeiro Agnaldo Francisco, 41 anos, veio de Nova Iguaçu, município da Baixada Fluminense, para dar apoio aos flagelados. Ele afirma não conhecer uma só pessoa que more em Teresópolis, mas resolveu trazer seu conhecimento e capacidade para ajudar a quem espera ajuda em comunidades isoladas."Se cada um sair da sua zona de conforto, é possível amenizar o sofrimento de muitos", afirmou.

Com seu kit de primeiros socorros ele é capaz de fazer curativos e colocar gesso em vítimas de traumas em geral. Casado e ex-militar, ele recebe no telefone a ligação da mulher. Ela manifesta preocupação com sua segurança por acessar locais de risco. "Se você ficar viúva eu espero você no céu, meu amor", responde Agnaldo ao telefone.

Chuvas na região serrana

As fortes chuvas que atingiram os municípios da região serrana do Rio nos dias 11 e 12 de janeiro provocaram enchentes e inúmeros deslizamentos de terra. As cidades mais atingidas são Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu cerca de 300 mm em 24 horas na região.

Rua do centro de Nova Friburgo é tomada pela lama

Veja onde foram registradas as mortes

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra