PUBLICIDADE

Programa de Ciro prevê fim da paridade de preços e mais refino na Petrobras

10 ago 2022 - 15h10
Compartilhar
Exibir comentários

O programa de governo do candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, prevê o fim da paridade de preços dos combustíveis da Petrobras, a ampliação da capacidade de refino e atuação da estatal em energias renováveis.

Em linhas gerais, as propostas de Ciro apontam para um novo caminho para a petroleira brasileira, que está vendendo parte do parque de refino e segue uma paridade de importação para definir os preços de combustíveis. O fim desse modelo, assim como mais investimentos em refinarias, está também entre as diretrizes do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A atual política de paridade de preços, criada em 2016, no governo de Michel Temer, é permanente alvo de ataques do presidente Jair Bolsonaro em meio à sua tentativa de reeleição. Apesar das críticas do governante, a empresa mantém sua estratégia.

"Uma das nossas prioridades será mudar a política de preços da Petrobras que hoje só beneficia os importadores e acionistas, mas prejudica a sociedade brasileira", diz o documento.

Ciro, terceiro colocado nas pesquisas de intenção de voto, mas em patamar distante dos dois principais líderes --Lula e Bolsonaro (PL)--, apresentou na véspera as linhas gerais de seu plano de governo.

"Nossa ideia é aumentar a capacidade atual com a conclusão das refinarias que não foram acabadas, como o complexo de Itaboraí (antigo Comperj e atual Polo Gaslub) e Rnest (em Pernambuco)", disse à Reuters o presidente do PDT, Carlos Lupi.

Lupi afirmou que, se houver necessidade, não está descartada a construção de novas refinarias.

"O que não pode é o país continuar produzindo petróleo, exportando-o bruto e importando 20% dos derivados necessários."

Ciro pretende ainda, caso seja eleito, transformar a estatal em uma empresa de energia com investimentos em renováveis, como solar, eólica --incluindo offshore-- e hidrogênio verde.

"O Brasil tem uma oportunidade de ouro pra usar seus recursos naturais e desenvolver energia boa, barata e progressivamente limpa", finalizou o documento.

O programa defende o uso da energia hidrelétrica, que atualmente responde por cerca de 62% da capacidade instalada do país, como fonte de reserva para períodos de picos de demanda, de forma a evitar preços mais altos e escassez hídrica.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade