PUBLICIDADE

Dodge diz que executivos da Vale podem ser penalizados

"É também preciso responsabilizar severamente do ponto de vista indenizatório a empresa", afirmou procuradora-geral da República

28 jan 2019 - 10h17
(atualizado às 10h34)
Compartilhar
Exibir comentários

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, afirmou nesta segunda-feira (28) que executivos da Vale podem ser penalizados pelo rompimento da barragem da empresa em Brumadinho (MG), que deixou dezenas de mortos e centenas de desaparecidos. Segunda ela, a mineradora precisa ser responsabilizada severamente.

"É muito importante que o sistema de administração de Justiça dê uma resposta eficiente dizendo que este caso, esse tipo de responsabilidade, deve ser tratado como prioridade dentro do sistema de Justiça", disse Dodge a repórteres em evento em São Paulo.

Procuradora-geral Raquel Dodge, em evento em Brasília 29/11/2018 REUTERS/Adriano Machado
Procuradora-geral Raquel Dodge, em evento em Brasília 29/11/2018 REUTERS/Adriano Machado
Foto: Reuters

"É também preciso responsabilizar severamente do ponto de vista indenizatório a empresa que deu causa a este desastre, e também promover a persecução penal", afirmou. "Executivos podem ser penalizados também."

Bloqueio de 11 bilhões da Vale

A Justiça de Minas Gerais já decretou bloqueios de 11 bilhões de reais da Vale para garantir a recuperação de danos causados às vítimas e para a recuperação ambiental da área afetada pelo rompimento da barragem em Brumadinho na sexta-feia.

A empresa informou, no domingo, que assim que foi intimada da decisão de bloqueio de 1 bilhão de reais, o primeiro determinado, apresentou petição informando que fará o depósito do valor, sem necessidade de bloqueio judicial, e que estava "avaliando as providências cabíveis" quanto a dois bloqueios de 5 bilhões de reais cada.

Segundo a mais recente atualização de números de vítimas da tragédia, divulgada na noite de domingo pelos bombeiros, o rompimento da barragem deixou 58 mortos e 305 desaparecidos após uma enorme avalanche de lama de rejeitos que atingiu comunidades e área administrativa da própria Vale.

Veja também:

Fotos de 2018:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade