PUBLICIDADE

Política

STF suspende ampliação do BPC que custaria R$20 bi em 2020

O Ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes disse que a proposta aprovada no congresso feria a Lei de Responsabilidade Fiscal

3 abr 2020 - 20h55
(atualizado às 21h02)
Compartilhar
Exibir comentários
Ministro do STF Gilmar Mendes suspendeu a ampliação do BPC
Ministro do STF Gilmar Mendes suspendeu a ampliação do BPC
Foto: IstoÉ

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes concedeu nesta sexta-feira liminar em que suspende a ampliação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) aprovado pelo Congresso, atendendo a pedido da Advocacia-Geral da União (AGU).

Na decisão, Mendes disse que a proposta aprovada pelo Congresso não cumpriu a exigência prevista na Constituição e na Lei de Responsabilidade Fiscal de se indicar a respectiva fonte de custeio para a ampliação do benefício assistencial.

Em março, o Congresso Nacional havia derrubado o veto do presidente a um projeto de lei que eleva limites de renda utilizados como critério para concessão do benefício, o que segundo o Ministério da Economia geraria custos de aproximadamente 20 bilhões de reais em 2020 e 217 bilhões de reais em dez anos.

O Ministério da Economia informou que não vai comentar a decisão do Supremo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade