PUBLICIDADE

Política

PR: índios invadem sede do PT em protesto contra ministra Gleisi

Grupo criticou a chefe da Casa Civil dizendo que ela favorece os ruralistas em detrimento dos índios

3 jun 2013 - 12h13
(atualizado às 16h09)
Compartilhar
Exibir comentários
Eles protestam contra declarações da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffman - senadora eleita pelo PT no Paraná
Eles protestam contra declarações da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffman - senadora eleita pelo PT no Paraná
Foto: Henry Milléo / Futura Press

Cerca de 30 índios Kaingang do município de Mangueirinha (PR), na região sudoeste do Estado, ocupam desde o início da manhã desta segunda-feira a sede estadual do Partido dos Trabalhadores em Curitiba. Os índios protestam contra a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (PT), que, segundo eles, tem tomado posição em defesa de ruralistas e contrária aos indígenas na questão da distribuição de terras no Paraná.

Segundo o líder do grupo, cacique Romancil Cretã, o protesto é contra a suspensão, por parte da Casa Civil, de 11 portarias declaratórias, documentos que reconheceriam terras como de propriedade indígena, no Paraná. Os índios viajaram durante a madrugada para Curitiba em um ônibus, que partiu de Mangueirinha. Eles fazem parte de um movimento que ocorre em toda a Região Sul do Brasil, e que, no Paraná, além da ocupação da sede do PT, foi responsável pela interdição da BR-373, no km 460, trecho do acesso a Mangueirinha.

"Essa postura (da ministra Gleisi Hoffmann) vai contra a legalidade de nossas terras e a favor dos ruralistas. Outras manifestações também estão sendo feitas em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Se isso for feito como foi no Mato Grosso do Sul, um conflito entre índios e ruralistas é iminente", disse o cacique, lembrando da morte de um índio em confronto com a polícia no Estado vizinho. "Só sairemos daqui quando uma audiência entre nós e o Ministério da Justiça tiver sido marcada. A legalidade dessas terras dependem apenas da assinatura de uma portaria por parte do governo, mas parece que isto não vai acontecer", acrescentou.

A assessoria do PT do Paraná informou, em nota, que suspendeu as atividades partidárias desta segunda-feira para resolver a situação. O PT disse já ter aberto diálogo com os indígenas e que articulou a realização de uma audiência junto ao Ministério da Justiça. A Casa Civil informou que a ministra Gleisi Hoffmann já aceitou receber representantes dos Kaigang em Brasília, e que está aguardando uma posição dos indígenas para a desocupação da sede do partido.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade