PUBLICIDADE

Política

Para Fux, "fake news" pode levar a anulação de eleição

Um pleito pode ser anulado, segundo o presidente do TSE, caso seja comprovado a influência da desinformação nos resultados

21 jun 2018 - 13h54
(atualizado às 16h16)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, afirmou nesta quinta-feira que os resultados de uma eleição podem ser anulados pela Justiça Eleitoral se eventualmente ficar comprovado que houve uma influência maciça das fake news, as notícias falsas, na disputa.

O comentário de Fux foi feito em entrevista após evento promovido pelo TSE e pela Delegação da União Europeia no Brasil sobre as fake news.

O presidente do TSE destacou que a legislação tem mecanismos para prever a anulação do pleito quando a difusão de conteúdo falso tenha influído no resultado.

Ministro Luiz Fux durante sessão do Tribunal Superior Eleitoral 
08/06/2018 REUTERS/Ueslei Marcelino
Ministro Luiz Fux durante sessão do Tribunal Superior Eleitoral 08/06/2018 REUTERS/Ueslei Marcelino
Foto: Reuters

"O artigo 222 do Código Eleitoral prevê que se o resultado de uma eleição qualquer for fruto de uma 'fake news' difundida de forma massiva e influente no resultado, o artigo 222 prevê inclusive a anulação. É claro que isso demanda um acervo probatório, uma cognição, conhecimento profundo daquilo que foi praticado. Mas a lei prevê esse tipo de sanção", afirmou o ministro.

Fux --que passa o comando do TSE em agosto para a ministra Rosa Weber-- tem feito declarações nessa linha e demonstrado grande preocupação com a disseminação de notícias falsas nas eleições de outubro.

Veja também:

Golpe do FGTS no WhatsApp; Novo drone gigante da Boeing e + [CT News]:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade