PUBLICIDADE

Datafolha: para 53% dos entrevistados, Lula deve ser preso

1 fev 2018 - 08h59
(atualizado às 09h12)
Compartilhar
Exibir comentários
Ex-presidente Lula
Ex-presidente Lula
Foto: Reuters

A prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é defendida pela maioria dos brasileiros enquanto a sua inegibilidade divide as opiniões, de acordo com pesquisa do Datafolha divulgada nesta quinta-feira pelo jornal Folha de S.Paulo.

A pesquisa apontou que 53% dos entrevistados defendem a prisão do petista, enquanto 44% acham que ele não deve ser preso. Já 51% entendem que ele deve ser impedido de disputar a eleição, enquanto 47% defendem a sua candidatura.

O ex-presidente lidera as pesquisas de intenção de voto para a eleição presidencial deste ano, de acordo com levantamento divulgado na véspera pelo Datafolha.

Em pesquisa realizada em setembro do ano passado pelo Datafolha, 54% defendiam a prisão de Lula, enquanto 40% eram contra.

Lula teve a condenação por corrupção e lavagem de dinheiro no caso envolvendo um apartamento tríplex no Guarujá, litoral de São Paulo, mantida na semana passada por unanimidade pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Também de forma unânime, os três desembargadores que analisaram o recurso da defesa de Lula aumentaram a pena imposta ao petista para 12 anos e 1 mês de prisão.

Pela Lei da Ficha Limpa, com a condenação por um órgão colegiado, caso da 8ª Turma do TRF4, Lula estaria inelegível. Ele, no entanto, pode lançar mão de recursos que podem lhe garantir disputar a eleição. Com a manutenção da condenação em segunda instância, o petista também pode ser preso após esgotados os recursos ao próprio TRF4.

Ainda de acordo com o Datafolha, 43% dos entrevistados pelo instituto acreditam que Lula não disputará a eleição, ao passo que 32% apostam que ele disputará com certeza e 21% avaliam que talvez ele participe. Quatro por cento não souberam responder.

O instituto afirmou ainda que 56% acreditam que Lula será preso, contra 66% em setembro, ao passo que 39% não apostam na prisão do petista, ante 28% em setembro.

Além disso, também segundo o Datafolha, 50% consideram justa a condenação de Lula, enquanto 43% avaliam a sentença como injusta e 7% não sabem.

O Datafolha ouviu 2.826 pessoas em 174 municípios entre os dias 29 e 30 de janeiro. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

Veja também

Investigação da BBC revela que Talebã ainda atua na maior parte do Afeganistão:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade