PUBLICIDADE

Política

Mudar a cultura de três décadas é trabalho árduo, diz Onyx

18 jul 2019 - 17h39
Compartilhar
Exibir comentários

Na celebração pelos 200 dias do governo Bolsonaro, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que o foco da gestão do presidente Jair Bolsonaro é o crescimento do País por meio do investimento de recursos oriundos de privatizações e concessões. Ele destacou também a aprovação em primeiro turno da reforma da Previdência pela Câmara dos Deputados e o leilão de petróleo da cessão onerosa.

"Nosso governo tem sim perfil liberal conservador. Já estamos tirando passo a passo o peso do Estado sobre a cidadania. (...) Mudar a cultura de três décadas é trabalho árduo. Sabíamos que não seria fácil. Mas liderados pelo senhor sabíamos que tínhamos um norte, com liderança e compromisso que o senhor reitera a cada reunião ministerial", disse. O ministro afirmou também que o PPI será "fortalecido e agilizado" pelo governo.

Onyx disse que o plano de governo apresentado na comemoração dos 100 dias de governo foi "ridicularizado" por não conter pacotes, mas defendeu a gestão ao dizer que ela tem conteúdo. "Tratava sim de princípios e valores e o que deve reger uma administração moderna é isso. Mas muitos diziam e ainda dizem que o governo não tem plano, mas esse governo tem conteúdo", disse. Ele afirmou ainda que o governo segue padrões de governança estabelecidos pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Durante a cerimônia, Bolsonaro deverá assinar um decreto que criará um conselho para a preparação e o acompanhamento do processo de entrada do Brasil na organização. Os integrantes do órgão não serão remunerados e caberá a eles a aprovação da estratégia do governo para a preparação e acompanhamento do processo.

Onyx destacou ainda outro decreto que deverá ser assinado que vai regulamentar a Lei do Selo Arte, que autoriza a venda interestadual de produtos alimentícios artesanais. Entre os produtos beneficiados pela lei estão queijos, mel, pescados e embutidos. Eles poderão ser comercializados em todo o território nacional desde que atendam as exigências de boas práticas agropecuárias e de fabricação. "O selo arte para produtores artesanais significa que o céu é o limite para eles", disse.

Em seu discurso, Onyx comemorou a aprovação em primeiro turno da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados. "A aprovação foi um ato de brasilidade. As futuras gerações agradecem o ato dos senhores", disse.

O ministro também afirmou que o País terá em breve o "maior leilão de petróleo do mundo com a cessão onerosa" e disse que o governo deverá arrecadar mais de R$ 100 bilhões com o leilão. "Os recursos do leilão de petróleo irão para educação, saúde e Estados e municípios", informou.

Ele também disse que mais de 300 serviços foram digitalizados no País. "O governo não quer atrapalhar quem trabalha, tiramos a burocracia", disse.

Ainda dentro do balanço que fez sobre o início do governo Bolsonaro, Onyx afirmou que o Brasil é um dos países que mais protege suas matas nativas. "Nenhum país do mundo tem 17% do seu território de mata nativa. Onde formos, de Portugal ao leste europeu, encontramos florestas, mas quase sempre replantadas. Alguns que nos atacam, lá de fora, devem saber que o governo brasileiro se preocupa verdadeiramente com o meio ambiente", disse.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade