PUBLICIDADE

Vice-líder do governo calcula cerca de 300 votos pró-Temer

2 ago 2017 - 15h12
(atualizado às 15h42)
Compartilhar
Exibir comentários

O vice-líder do governo, deputado Beto Mansur (PRB-SP), estimou nesta quarta-feira que o Palácio do Planalto obtenha entre 290 e 300 votos contra a denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República ao presidente Michel Temer pelo crime de corrupção.

A sessão foi iniciada na manhã desta quarta-feira, e apesar do esforço da oposição alcançou quórum suficiente para votar um requerimento de encerramento da discussão por 292 votos a favor, 20 contra e duas abstenções - a maioria dos favoráveis à denúncia optou por não registrar presença.

Temer foi denunciado pela PGR com base em delações de executivos da J&F, que controla a JBS. A
Temer foi denunciado pela PGR com base em delações de executivos da J&F, que controla a JBS. A
Foto: Reuters

Ainda que tenha sofrido um revés ao ver o requerimento ser aprovado, a oposição conseguiu uma vitória ao prolongar a sessão o suficiente para forçar seu encerramento sem o início da votação em si da denúncia.

Pelas regras do regimento, há um prazo de limite de funcionamento de uma sessão, obrigando que seja aberta uma nova contagem de quórum.

Temer foi denunciado pela PGR com base em delações de executivos da J&F, que controla a JBS. A Constituição estabelece que a denúncia precisa de uma autorização prévia de dois terços da Câmara (equivalente a 342 votos).

No início da tarde, partidos da opsição anunciavam obstrução e votavam um requerimento de retirada de pauta da denúncia. Uma vez esgotados todos os requerimentos que forem apresentados, e alcançado o quórum de 342 deputados, a denúncia pode ser votada.

Enquanto o governo espera obter uma boa margem de vitória, a oposição trabalha para ao menos levar a votação da denúncia para o fim da tarde, início da noite, quando há uma audiência maior nas televisões, rádios e redes sociais, em uma tentativa de provocar constrangimento aos que votarem a favor de Temer.

Veja também:

Venezuela sofre sanções após decisão controversa de Maduro:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade