PUBLICIDADE

STJ perdeu chance de fazer justiça com Lula, diz Dilma

24 abr 2019 - 20h10
(atualizado às 20h21)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reuters

A ex-presidente Dilma Rousseff se manifestou pela primeira vez nesta quarta-feira após a manutenção da condenação de Luiz Inácio Lula da Silva no caso do triplex do Guarujá. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu manter a condenação por corrupção passiva e lavagem de dinheiro imposta pelo TRF-4, mas reduziu para 8 anos, 10 meses e 20 dias de reclusão a pena que antes era de 12 anos e 1 mês. Dessa forma, Lula poderia reinvindicar a transferência para o semiaberto a partir de setembro.

Dilma assinou um texto com o título 'Inocentes não devem cumprir pena' para sair em defesa de Lula. Segundo a petista, O STJ "perdeu a oportunidade de fazer justiça, romper com o arbítrio e dar ao País um exemplo de isenção e coragem" e "manteve uma condenação injusta". Ela também falou mais uma vez que o ex-presidente "foi condenado sem provas pela posse de um apartamento que nunca lhe pertenceu".

De acordo com Dilma, como não ficou provado que Lula se beneficiou de nenhum tipo de suborno, a condenação por lavagem de dinheiro perde o sentido. "São atos conexos e, assim, sem um não pode haver o outro".

Nem mesmo a redução da pena de Lula faz Dilma diminuir o tom das críticas. A ex-presidente teme ainda uma nova condenação de Lula no caso do sítio de Atibaia. "Não causaria espanto que o processo do sítio de Atibaia tivesse seu julgamento também antecipado e realizado em tempo recorde pelo TRF-4. A redução da pena de prisão é concessão que não elimina ou nem mesmo atenua a brutal injustiça cometida contra Lula. O único resultado cabível era a anulação da sentença que condenou Lula".

Veja o texto na íntegra:

Veja também:

Direto ao Ponto: Semana foi marcada por polêmica no Judiciário:
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade