PUBLICIDADE

STF marca julgamento de liberdade de Lula para 4 de dezembro

Ex-presidente está preso desde 7 de abril deste ano

29 nov 2018 - 20h00
(atualizado em 30/11/2018 às 10h54)
Compartilhar
Exibir comentários

O julgamento do novo pedido de liberdade apresentado pelos advogados de defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde 7 de abril na sede da Polícia Federal (PF) em Curitiba, será realizado na próxima terça-feira (4).

A data foi agendada pela Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (29). O pedido da defesa havia sido apresentado em razão de o ex-juiz federal Sérgio Moro ter deixado seu cargo para ser nomeado pelo presidente eleito Jair Bolsonaro para liderar o ministério da Justiça. No habeas corpus, os advogados alegam que a decisão de Moro demonstra parcialidade, além dele ter agido "politicamente".

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante evento no Rio de Janeiro
16/01/2018
REUTERS/Ricardo Moraes
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante evento no Rio de Janeiro 16/01/2018 REUTERS/Ricardo Moraes
Foto: Reuters

O processo estava liberado para julgamento pelo relator, ministro Edson Fachin. Fazem parte do colegiado os ministros Gilmar Mendes, Celso de Mello, Cármen Lúcia, Fachin e o presidente, Ricardo Lewandowski.

O ex-presidente está detido desde que foi condenado pelo Tribunal Regional Federal (TRF-4) a 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Responsável pelos processos da Lava Jato na 13ª Vara Criminal de Curitiba, Sergio Moro nega qualquer irregularidade em sua conduta e diz que a decisão de participar do futuro governo ocorreu depois de medidas tomadas por ele, como o julgamento do ex-presidente Lula. 

Veja também:

Top Político: Governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, é preso em operação da PF:
Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade