PUBLICIDADE

Câmara aprova MP que dá foro privilegiado a Moreira Franco

27 set 2017 - 08h16
(atualizado às 08h49)
Compartilhar
Exibir comentários
Ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, durante reunião no Palácio do Planalto, em Brasília 08/06/2016 REUTERS/Ueslei Marcelino
Ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, durante reunião no Palácio do Planalto, em Brasília 08/06/2016 REUTERS/Ueslei Marcelino
Foto: Reuters

A Câmara dos Deputados aprovou na noite de terça-feira uma medida provisória que garante status de ministério à Secretaria-Geral da Presidência da República e, consequentemente, dá ao atual titular da pasta, Moreira Franco, prerrogativa de foro junto ao Supremo Tribunal Federal.

A proposta, que faz outras alterações na estrutura administrativa do Poder Executivo, terá agora de ser analisada pelo Senado, informou a Agência Câmara Notícias.

Moreira Franco é alvo, ao lado do presidente Michel Temer e do ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, de denúncia de organização criminosa e obstrução da Justiça elaborada pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot.

O titular da Secretaria-Geral da Presidência também é investigado no âmbito da operação Lava Jato. O governo Temer chegou a revogar uma MP anterior sobre o mesmo tema no final de maio, dois dias antes que ela perdesse validade, e editou uma nova MP para garantir o status de ministro a Moreira.

Janot e partidos de oposição a Temer foram ao Supremo Tribunal Federal questionar a reedição da MP, argumentando que uma medida que tenha sido rejeitada ou perdido validade não pode ser reeditada na mesma sessão legislativa. O caso ainda não foi analisado pela corte.

Veja também

Dubai inicia testes para ser 1ª cidade com táxi drone:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade