PUBLICIDADE

Lava Jato

Em nota, PT critica Moro, Gebran e presidente do TRF-4

Assinada pela presidente do partido, Gleisi Hoffmann, o texto diz que todos são cúmplices da violência contra os direitos de Lula

8 jul 2018 - 18h59
Compartilhar
Exibir comentários

O PT publicou neste domingo, 8, em seu site uma nota em que critica o juiz Sérgio Moro, o desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e relator da Lava Jato, João Pedro Gebran Neto, e também o presidente do TRF-4, Thompson Flores. O texto, assinado pela presidente do PT e senadora federal Gleisi Hoffmann, ainda reclama dos delegados de plantão na Polícia Federal em Curitiba neste domingo por não cumprirem a ordem do desembargador Rogério Favreto, de plantão no tribunal da 4ª região. "São todos cúmplices da mesma violência contra os direitos de Lula, contra a democracia e contra a liberdade do povo de votar em quem melhor o representa nas eleições presidenciais de outubro", diz a nota. 

Em carta, o Partidos dos Trabalhadores critica o juiz federal Sérgio Moro e o desembargador Gebran Neto
Em carta, o Partidos dos Trabalhadores critica o juiz federal Sérgio Moro e o desembargador Gebran Neto
Foto: Reuters

Pelo último despacho de Favreto, Lula deveria ter sido liberado até as 17h04 deste domingo.

Leia abaixo a íntegra do texto:

"É difícil apontar quem agiu de maneira mais vergonhosa no episódio do descumprimento da ordem de soltura do presidente Lula neste domingo. A Polícia Federal, que não acatou de imediato o alvará de soltura, expedido pela autoridade competente? O Sergio Moro, que, de férias em Portugal, fez uma dobradinha com o presidente do TRF-4, Thompson Flores, para atrasar a soltura? Ou o desembargador Gebran que, também de férias, revogou a decisão do colega Rogério Favreto sem sequer conhecer os autos?

Moro, Thompson, Gebran e os delegados de plantão na Polícia Federal em Curitiba são todos cúmplices da mesma violência contra os direitos de Lula, contra a democracia e contra a liberdade do povo de votar em quem melhor o representa nas eleições presidenciais de outubro. São todos cúmplices num ato de desobediência a ordem judicial, seguida de uma decisão arbitrária do relator Gebran, sem qualquer fundamento legal ou processual.

Chegamos a uma situação em que o país não tem mais segurança jurídica, vivendo um verdadeiro caos institucional. O sistema de justiça, totalmente submetido à Lava Jato e ao poder da Rede Globo, deixou de ser pautado pela lei, pelo direito, pela Constituição e pela hierarquia das instâncias. Sérgio Moro e seus parceiros agem como tiranos, como senhores da vida e da liberdade de Lula.

E todas essas arbitrariedades ocorrem diante dos olhos das cortes superiores, que deveriam assegurar o império da lei e do direito, inclusive sobre o sistema judicial do país. Mas, contra Lula, vale tudo, mesmo ao custo de se instalar esta vergonhosa anarquia no Poder Judiciário.

Por que não prendem logo o povo brasileiro, que quer Lula livre e Lula presidente? Não é isso o que querem mantendo o Lula na cadeia, contra a lei, contra a Constituição, contra todas as provas do processo a que ele foi submetido, uma verdadeira farsa judicial? Não é para impedir o povo de eleger seu maior líder que fizeram outra violência neste domingo?

Triste é o País que tem de se envergonhar de seus juízes.

O Partido dos Trabalhadores, em sintonia com todos os que defendem a democracia e a verdadeira Justiça, exige que seja cumprida a ordem de soltura de Lula, reiterada pelo desembargador Favreto pela terceira vez na tarde deste domingo, para que se restabeleçam os direitos de Lula e do povo.

Gleisi Hoffmann, presidenta nacional do PT"

Veja também:

Top Político: Lula diz que não vê razões para acreditar em justiça:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade