PUBLICIDADE

Em 4 dias, deputados apresentam 527 projetos de lei

Apesar de 'chuva' de projetos' na 1ª semana de trabalho da nova legislatura; na tarde desta sexta-feira, 8, o plenário da Casa estava vazio

9 fev 2019 - 05h12
(atualizado às 11h18)
Compartilhar
Exibir comentários

Os deputados que tomaram posse na Câmara no dia 1.º chegaram com produtividade acelerada, pelo menos quando o quesito é a proposição de matérias. Apenas nos quatro primeiros dias de mandato, os parlamentares apresentaram 527 projetos de lei, segundo levantamento feito com auxílio do InteliGov, plataforma que faz o acompanhamento das tramitações no Legislativo. É mais que o dobro do número protocolado no mesmo período da Legislatura anterior (223), em 2015, e 14 vezes mais do que o apresentado na Legislatura de 2007 (37).

Vista do plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, vazio na primeira sexta-feira da nova legislatura. Apenas o deputado capitão Alberto (PRB-AM) compareceu ao plenário, mas por falta de quórum, a sessão não foi aberta.
Vista do plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, vazio na primeira sexta-feira da nova legislatura. Apenas o deputado capitão Alberto (PRB-AM) compareceu ao plenário, mas por falta de quórum, a sessão não foi aberta.
Foto: DIDA SAMPAIO / Estadão

Apesar da "alta produtividade" verificada no número de projetos propostos, os deputados mantiveram uma prática comum a todas as legislaturas - a de não comparecer à Casa às sextas-feiras. Na tarde desta sexta-feira, 8, o plenário da Câmara estava vazio.

Um dos temas mais presentes nas propostas apresentadas neste início de legislatura é o combate à corrupção. De autoria do deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP), o projeto de número 107 estabelece a "notificação para explicar riqueza incompatível com a renda e capacidade econômica de seu detentor". Outro, de Marx Beltrão (PSD-AL), tipifica o enriquecimento ilícito de servidores.

Mas há quem tenha apontado sua caneta para outros alvos. O deputado Davi Soares (DEM-SP) pede isenção de pagamento da inscrição em concursos federais para doadoras de leite materno. Já o petista Rubens Otoni (GO) quer a concessão de um benefício de um salário mínimo a pessoas portadoras de marca-passo.

Na esteira das promessas de campanha de Jair Bolsonaro, o projeto de lei de autoria de Rubens Bueno (PPS-PR) prevê a proibição da venda de bebida alcoólica a pessoas que portem armas. "Há um entendimento de que deputado bom é o que apresenta mais projetos", disse o presidente da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais, Guilherme Cunha Costa. "Mas o debate fica pobre devido à quantidade de proposições."

Veja também:

Bolsonaro critica governos anteriores em mensagem ao Congresso:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade