PUBLICIDADE

Política

Eleitorado feminino cresce 3,3% e é maioria em São Paulo

2 out 2012 - 10h02
(atualizado às 10h36)
Compartilhar

As mulheres são maioria no eleitorado paulista. Do total de 31.253.317 eleitores do Estado, 52,2% são do sexo feminino. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo, o número de mulheres que votam no Estado cresceu 3,3% este ano em relação ao pleito anterior, realizado em 2010. Na faixa de 16 a 17 anos, idade em que o voto não é obrigatório, São Paulo tem 373.140 eleitoras.

Conheça os candidatos a vereador e prefeito de todo o País

Acompanhe as pesquisas eleitorais

Veja o cenário eleitoral nas capitais

Confira quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras

São Paulo é também o maior colégio eleitoral do País, representando 22% do total nacional. Só na capital, estão aptas para votar 8.619.170 pessoas. Borá, na região centro-oeste paulista, a 520 km da capital, é o município com menor número de eleitores: 1.071.

De acordo com o TRE-SP, em 25 municípios paulistas, a eleição municipal poderá decidida em segundo turno em São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, Santo André, Osasco, São José dos Campos, Sorocaba, Ribeirão Preto, Santos, Diadema, São José do Rio Preto, Mauá, Mogi das Cruzes, Carapicuíba, Piracicaba, Jundiaí, São Vicente, Bauru, Franca, Guarujá, Taubaté, Barueri, Itaquaquecetuba e Limeira.

No pleito municipal, o segundo turno é realizado em municípios com mais de 200 mil eleitores quando nenhum dos candidatos a prefeito obtém mais da metade dos votos na primeira rodada. Mais de 2 mil pessoas inscreveram-se para concorrer ao cargo de prefeito nos 645 municípios paulistas. Os candidatos a vereador são mais de 75 mil.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade