PUBLICIDADE

Política

Dólar termina no menor nível em quase 5 meses, a R$3,68

O otimismo recente do mercado decorreu das pesquisas eleitorais que mostram Bolsonaro com ampla dianteira ante Fernando Haddad (PT).

17 out 2018 - 17h16
(atualizado às 17h31)
Compartilhar
Exibir comentários

O dólar recuou pela terceira sessão consecutiva e terminou no menor patamar em quase cinco meses, na casa de 3,68 reais, com fluxo de recursos influenciando a continuidade da trajetória dos dois últimos pregões, tendo como pano de fundo o otimismo com o desfecho doméstico eleitoral.

O dólar recuou 1,02 por cento, a 3,6822 reais na venda, menor patamar desde os 3,6683 reais de 25 de maio. Em três sessões, acumulou perda de 2,56 por cento.

Na mínima, a moeda marcou 3,6652 reais. O dólar futuro recuava cerca de 1,20 por cento.

Otimismo com o resultado das eleições influencia no câmbio
Otimismo com o resultado das eleições influencia no câmbio
Foto: EPA / Ansa

"Tivemos zeragem de algumas posições compradas (que apostam na alta do dólar)... e o fluxo puxou a moeda para baixo", comentou a estrategista de câmbio do Banco Ourinvest, Fernanda Consorte.

O mercado doméstico, assim, passou a maior parte do dia na contramão do exterior, com os investidores ainda precificando o otimismo com o desfecho eleitoral no final do mês com a eleição de Jair Bolsonaro (PSL) para presidente.

"Acredito que a vitória de Bolsonaro já está no preço e que o piso está entre 3,65-3,70 reais. Não vejo fundamento hoje para o câmbio em 3,60-3,55 reais", emendou Fernanda ao acrescentar que uma queda adicional depende de novidades positivas do novo governo.

Para o diretor da consultoria de valores mobiliários Wagner Investimentos, José Faria Júnior, a moeda pode ir para os 3,50 reais "se ficar clara a aprovação de reformas".

O otimismo recente do mercado decorreu das pesquisas eleitorais que mostram Bolsonaro com ampla dianteira ante Fernando Haddad (PT).

Mesmo após declarações recentes não tão liberais quanto as ideias defendidas por seu assessor econômico Paulo Guedes, o mercado ainda prefere Bolsonaro, por considerar que o possível futuro ministro da área econômica conseguirá tirar do papel as esperadas reformas.

O mercado externo, nesta sessão, trouxe influência de alta para o dólar, mas ela não se sustentou. A moeda norte-americana subia ante a cesta de moedas e também ante algumas divisas de países emergentes, como o peso chileno, embora tivesse mostrado mais força ante elas mais cedo.

Os investidores aguardavam a ata do último encontro de política monetária do Federal Reserve, mas ela não chegou a influenciar o mercado por aqui.

O documento mostrou que todos os membros votantes da instituição apoiaram o aumento da taxa de juros no mês passado e que também concordaram que os custos de empréstimos devem subir mais.

Foi a terceira alta deste ano e a demonstração de unanimidade no encontro de 25 e 26 de setembro pode impulsionar as expectativas de que o comitê de definição dos juros do banco central vai aumentar os juros novamente em dezembro.

O Banco Central ofertou e vendeu integralmente nesta sessão 7,7 mil swaps cambiais tradicionais, equivalentes à venda futura de dólares. Desta forma, rolou 4,62 bilhões de dólares do total de 8,027 bilhões de dólares que vence em novembro.

Se mantiver essa oferta diária e vendê-la até o final do mês, terá feito a rolagem integral.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade