PUBLICIDADE

Política

Disputa pela presidência do Senado vira terceiro turno entre Lula e Bolsonaro

Embate que opõe Rodrigo Pacheco, candidato a novo mandato com apoio do PT, a Rogério Marinho reproduz nas redes sociais polarização que marcou corrida eleitoral de 2022

24 jan 2023 - 10h37
(atualizado em 29/1/2023 às 01h02)
Compartilhar
Exibir comentários

BRASÍLIA E SÃO PAULO - A menos de dez dias do início da nova legislatura no Congresso, a eleição para o comando do Senado ganhou contornos de terceiro turno. A disputa protagonizada pelo atual presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) - que tem o apoio do PT e do governo Lula -, e pelo ex-ministro Rogério Marinho (PL-RN) - aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro - reproduz a polarização que marcou a corrida de 2022, principalmente nas redes sociais.

O Estadão apurou que a candidatura de Pacheco acabou sendo favorecida pelos atos golpistas do dia 8. A invasão do Palácio do Planalto, do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF) reforçou, entre os senadores, o apelo por segurança institucional e uma avaliação reticente sobre a postulação de Marinho. Representantes do bolsonarismo, dentro e fora do Senado, trabalham para levar a eleição para o segundo turno, cogitando apoiar até uma "terceira via", que poderia ser representada por Eduardo Girão (Podemos-CE).

Pacheco tem 22 votos declarados e Marinho, 13, mostra 'Placar Estadão' da disputa pelo Senado

Maioria dos senadores aguarda decisão das legendas e posicionamento das bancadas partidárias deve definir resultado

"Os atos golpistas do dia 8 fortaleceram a reeleição do presidente e enfraqueceram muito o nome de Rogério Marinho", disse o senador Humberto Costa (PT-PE). Do outro lado, a ex-ministra Damares Alves (Republicanos), eleita senadora pelo Distrito Federal, afirmou estar em campanha por Marinho: "Não só vou votar, como vou pedir votos para ele".

A disputa no Senado desperta mais atenção neste ano do que a eleição na Câmara, onde o deputado Arthur Lira (PP-AL) deve ser reconduzido com apoio maciço de parlamentares governistas e da oposição. Quem comanda o Senado é também o presidente do Congresso.

O status de campanha está mais ligado à atuação de aliados de Bolsonaro. Nas redes, tentam minar Pacheco, associando seu nome ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e afirmam que o senador é uma "marionete" do Supremo Tribunal Federal (STF), numa estratégia que remete ao antigo "gabinete do ódio" instalado no Palácio do Planalto.

Campanha de bolsonaristas nas redes incomoda Pacheco

Militantes estão fazendo ataques nas redes sociais e pressionando senadores de oposição ao governo a não votarem no mineiro

  • Marinho toma distância de Bolsonaro para convencer indecisos na disputa pelo Senado

    Aliados do bolsonarista têm dito que ex-presidente já não está mais no cargo

  • PL negocia plano B com Pacheco caso Marinho perca a disputa ao Senado

    Sigla quer garantir espaço na Mesa e em comissões por critérios de proporcionalidade, alegando que regra beneficia os dois candidatos

  • Hashtags

    No dia 16, apoiadores de Bolsonaro conseguiram levar a hashtag #PachecoNão para o terceiro lugar nos trending topics do Twitter, lista com os assuntos mais mencionados na plataforma. Outras tags relevantes foram #ForaPacheco e #PachecoNuncaMais.

    Para insuflar seguidores, influenciadores pró-Marinho espalham fotos de Pacheco apertando a mão de Lula, posando ao lado do ministro da Justiça, Flávio Dino, e se reunindo com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, que também integra o Supremo. Há também desinformação - como a história falsa de que o senador seria dono de um escritório de advocacia que defende empresa que "matou centenas de pessoas em Brumadinho".

    Apesar de não terem direito a voto, deputados bolsonaristas estão entre os mais influentes nas redes quando se trata da eleição no Senado. Gustavo Gayer (PL), alvo do inquérito das fake news e recém-eleito deputado por Goiás, criou um site com telefone e e-mail dos senadores para incentivar seguidores a "educadamente" cobrar os indecisos. A página foi compartilhada por deputados reeleitos como Carlos Jordy (PL-RJ) e Bia Kicis (PL-DF). Nela, a candidatura de Girão é tratada como aliada.

    No Telegram, a estratégia é a mesma. Um modelo de e-mail para ser enviado aos senadores é compartilhado de forma frequente. O texto diz que Marinho é o candidato que pode "recuperar a confiança do povo" e a "independência do Senado diante do STF". A mensagem também pede que a escolha do presidente do Senado, marcada para 1.º de fevereiro, logo após a posse dos novos senadores, ocorra de forma aberta - defesa feita por Girão e por Marinho. Pelo regimento da Casa, a eleição é secreta, mas os parlamentares podem optar por abrir seu voto no microfone.

    Supremo

    Segundo o levantamento feito pelas pesquisadoras Ana Júlia Bernardi, da UFRGS, e Letícia Capone, da UFRJ, o descontentamento dos apoiadores de Bolsonaro com Pacheco se resume essencialmente ao fato de o atual presidente do Senado nunca ter aceitado pautar o impeachment de ministros do STF. O próprio ex-presidente chegou a assinar um pedido contra Moraes.

    "Não há questão de alinhamento ou não com Lula", disse Pacheco, que em 2021 recebeu o apoio de Bolsonaro. "Meu compromisso sempre foi com a democracia, o estado de direito e a valorização das instituições, para evitar o discurso demagógico e populista de quem quer ter adesão em rede social."

    Marinho fala em "resgatar prerrogativas do Senado", com o argumento de que o Judiciário "invadiu" a competência do Legislativo e se aliou ao governo Lula. "Há parlamentares que estão sofrendo censura prévia, estão ameaçados."

    Girão trata sua postulação como independente. "Não somos nem apoiados pelo Lula, que é o Pacheco, nem pelo Bolsonaro, que é o Rogério", afirmou. Na prática, porém, o senador é um nome aceito pelo campo bolsonarista e muitas vezes tratado como linha auxiliar de Marinho, o que ele nega. "As pessoas, às vezes, não entendem o processo do Senado", observou. "Quanto mais candidaturas, melhor, porque facilita o debate e o somatório de forças convergentes."

    Pelas regras do Senado, se nenhum dos candidatos obtiver 41 votos, a disputa será em segundo turno. A ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina (MS) chegou a ser convidada para ser candidata, sob o argumento de que teria mais chances do que Marinho. O PL propôs à senadora eleita que se filiasse ao partido e entrasse na disputa. Ela não aceitou.

    Estadão
    Compartilhar
    Publicidade
    Publicidade