PUBLICIDADE

Política

Da Venezuela a Lula: o que divide a oposição a Bolsonaro

Composto por cerca de 180 deputados, grupo de opositores ao presidente diverge nas táticas de atuação

6 mar 2019 - 09h10
(atualizado às 10h19)
Compartilhar
Exibir comentários

Com cerca de 180 deputados, a oposição ao presidente Jair Bolsonaro, composta por representantes de partidos que vão do PT à Rede, passando por PDT, PSB, PCdoB, PSOL e "dissidentes" de outras siglas, apresenta divergências internas em seu modo de atuação.

Entre os assuntos em que há visões distintas, a escolha do nome para a eleição presidencial de 2022, a posição sobre a situação política da Venezuela, a maneira de conduzir o trabalho da oposição e a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro desde abril de 2018.

Eleição presidencial de 2022

Vários partidos da oposição têm interesse em apresentar um candidato para a Presidência da República em 2022. O PDT, de Ciro Gomes, terceiro colocado em 2018, tenta se distanciar do PT. Carlos Lupi, presidente do partido, admite a dificuldade, mas minimiza a questão. "Em parte, (a disputa por 2022) dificulta. Mas isso não é novidade", disse, citando eleições em que o PT tinha candidato e outros partidos também. Ele menciona os casos de Leonel Brizola em 1989 e Eduardo Campos em 2010.

Gleisi Hoffman divulga vídeo direto de Havana, em Cuba, aos apoiadores de Lula
Gleisi Hoffman divulga vídeo direto de Havana, em Cuba, aos apoiadores de Lula
Foto: Reprodução/Facebook / Estadão Conteúdo

Os petistas mantêm o discurso de 'Lula livre' na linha de frente e trabalham para dar visibilidade a Fernando Haddad, que ficou em segundo na corrida presidencial vencida por Jair Bolsonaro.

Por sua vez, o PCdoB dá sinais de afastamento do projeto petista. A sigla fala de lançar o governador Flávio Dino, do Maranhão, para a Presidência. O PSOL avalia a possibilidade de lançar a candidatura de Guilherme Boulos pela segunda vez. Em 2018, ele teve 617.122 votos.

Venezuela

Enquanto o PT adota uma posição de defesa de Nicolás Maduro no comando da Venezuela, alguns partidos de oposição avaliam que o Brasil deve entrar no processo, pela via da diplomacia, para retirar o chavista da liderança da nação. O país hoje tem uma inflação elevada, que levou boa parte da população à pobreza, enfrenta escassez de alimentos e medicamentos e a criminalidade aumentou. O Brasil reconheceu o presidente interino Juan Guaidó como o líder da nação. Outros 50 países fizeram o mesmo. China, Rússia, Irã e Bolívia são alguns dos países que apoiam Maduro.

'Lula livre'

Líderes do PT acreditam que o processo que condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é "ilegal" e têm nessa uma de suas principais agendas. O PCdoB tem avaliação semelhante. Outros partidos da oposição acreditam, no entanto, que a pauta deve ser outra. "Achamos lamentável que Lula esteja preso, mas 'Lula livre' é uma campanha mais específica do PT. Não deve ser a bandeira única da oposição", diz Carlos Siqueira, presidente do PSB.

Reeleição de Rodrigo Maia

A escolha do presidente da Câmara dos Deputados também foi motivo de divergência. Rodrigo Maia, reeleito, obteve 334 votos. O PSOL decidiu lançar Marcelo Freixo (RJ), que teve 50 votos, enquanto o PSB lançou o deputado João Henrique Caldas, conhecido como JHC, de Alagoas, que teve 30. O PT não apoiou Maia, enquanto PDT e o PCdoB foram favoráveis à candidatura do demista.

Com o poder de decidir o que é votado no plenário e sua influência nas comissões, o presidente da Câmara é peça-chave no governo. Além disso, o presidente pode interferir nos detalhes cotidianos da vida dos deputados, desde a verba para planos de saúde até o espaço dos gabinetes.

Atuação

Outro ponto divergente é a maneira de atuar. Enquanto partidos como o PCdoB e o PDT acreditam na chamada "oposição responsável", PT e PSOL defendem uma atuação de oposição permanente ao governo.

Veja também

Carnaval e inflação:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade