PUBLICIDADE

Começa caminhada em ato contra Bolsonaro no Rio

24 jul 2021 13h00
ver comentários
Publicidade

Manifestantes em prol do impeachment do presidente Jair Bolsonaro saíram em caminhada no Centro do Rio por volta de 11h30 nesta sábado, 24, quando ocorrem atos contra o governo federal em diversas cidades.

Desde por volta das 10 horas, os manifestantes se concentravam perto do Monumento Zumbi dos Palmares, ocupando a pista central da Avenida Presidente Vargas, via que liga a zona norte à região central da cidade.

Por volta de 11h15, a pista central em sentido oposto também foi fechada ao tráfego, para comportar o ato, que é acompanhado por policiais militares e guardas municipais. Em seguida, foi fechada uma das pistas laterais - a via tem 14 faixas de rolamento no total, em quatro pistas. A concentração da manifestação se estendia por cerca de 300 metros.

Segundo levantamento da Campanha Nacional Fora Bolsonaro, com apoio da Central de Mídia das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, estavam previstos atos a favor do impeachment do presidente Bolsonaro em cerca de 500 cidades no Brasil e no exterior, sob o nome de "24JForaBolsonaro". Há protestos marcados tanto para a parte da manhã quanto para a tarde.

No Rio, o ato foi convocado pela Campanha Fora Bolsonaro RJ, organizada por partidos políticos de oposição (PT, PCdoB, PSOL, PCB, PSB, PDT, PSTU, Cidadania, PV, Rede Sustentabilidade e Avante) e movimentos sociais, com a Frente Brasil Popular, a Frente Povo Sem Medo, o Fórum por Direitos e Liberdades, o Comitê em Defesa da Vida e a Coalizão Negra por Direitos.

Muitos manifestantes levam cartazes e usam adesivos de repúdio a Bolsonaro. Há também adesivos e camisetas de apoio aos direitos das pessoas LGBTQI+, de repúdio ao machismo e de apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Um boneco inflável do ex-presidente usando a faixa presidencial se destaca na parte final do cortejo. A caminhada está prevista para seguir até a Igreja da Candelária, no cruzamento da Presidente Vargas com a Avenida Rio Branco, principal via do Centro carioca, um percurso de cerca de 2,7 quilômetros.

Estadão
Publicidade
Publicidade